Regional da Copasa é desativada em Leopoldina e 50 funcionários serão realocados

Regional da Copasa é desativada em Leopoldina e 50 funcionários serão realocados

Cerca de 25 funcionários da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) se reuniram na Câmara Municipal de Leopoldina para comunicar a extinção do Distrito Regional daquela companhia no município. O caso foi comunicado aos servidores pelo superintendente da empresa em Varginha, no Sul de Minas, que esteve em Leopoldina há aproximadamente um mês. Segundo informou o Jornal O Vigilante Online, o então gerente da Regional em Leopoldina, Alexandre José Grego, já está trabalhando na Regional de Ubá.

Conforme os servidores, o distrito da Copasa em Leopoldina (foto principal), localizado no Bairro Cristo Redentor, conta com 70 funcionários e atende hoje através de seu laboratório mais de 100 cidades, além dos municípios da região que são submetidos à gerência regional de Leopoldina, que por sua vez é incorporado à Regional de Ubá. Com esta medida, o trabalho de tratamento da água vai continuar funcionando normalmente, porém cerca de 50 postos de trabalho seriam realocados em outras cidades. Ainda conforme as informações dos funcionários da empresa, o serviço de manutenção não seria afetado, mas o fato atinge diretamente uma cláusula do contrato de concessão da Copasa que especifica que a empresa deve manter os serviços do distrito em funcionamento no município durante a vigência do contrato.

Em reunião com os vereadores Waldair Costa, presidente da Câmara de Vereadores de Leopoldina, José Augusto Cabral, vice-presidente, e Valdilúcio Malaquias, 2º secretário, ficou acertado que o tema seria enviado para o Jurídico daquela Casa Legislativa, que analisaria o contrato de concessão e medidas que poderão ser tomadas com relação ao assunto.

Por meio de sua assessoria de comunicação, a Copasa confirmou ao Jornal O Vigilante Online que buscando ajustar seus processos internos e externos para dar mais agilidade ao atendimento às demandas operacionais e administrativas. Neste sentido promoveu ampla reestruturação no seu organograma, inclusive na Zona da Mata Mineira, onde ocorreu a fusão dos distritos de Leopoldina e Ubá, que agora recebeu a denominação de Gerência Regional, com sede em Ubá.

De acordo ainda com a assessoria daquela empresa, em Leopoldina a Copasa manterá uma gerência de apoio para dar suporte ao distrito de Ubá, contando com toda a equipe operacional existente atualmente e, também, uma equipe técnica e administrativa, dimensionada e capacitada para atender às demandas de Leopoldina e região, sem nenhum prejuízo na qualidade dos serviços e do atendimento aos seus clientes, assegurou.

Um funcionário da Copasa discordou da informação dada pela empresa de que haverá uma gerência em Leopoldina para dar suporte ao distrito de Ubá. “Isso não é verdade. O que existirá aqui é um núcleo operacional e que se reportará a Ubá e Varginha. E quando a Copasa fala em equipe dimensionada ela não fala em garantia de emprego ou continuidade aqui em Leopoldina,” comentou.

Fonte e fotos: Jornal O Vigilante Online