Crianças da Escola Municipal Flávia Dutra lançam livros

Crianças da Escola Municipal Flávia Dutra lançam livros

Alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Flávia Dutra realizaram nesta quinta-feira, 12 de dezembro, a partir das 18 horas, na sede social do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia Elétrica de Cataguases, uma noite de autógrafos, alusivo ao lançamento do livro que escreveram. O Projeto Estante Mágica começou em 2018 e após o sucesso inicial, se repetiu este ano, envolvendo toda a comunidade escolar, inclusive os familiares dos alunos, conforme informou a supervisora pedagógica da Educação Infantil até o primeiro ano do ensino fundamental daquela escola, Simone Soares Salgado.

Quarenta e nove alunos lançaram o livro em uma concorrida noite de autógrafos que contou com a participação de familiares das crianças autoras. Segundo Simone Salgado, “este é um trabalho muito enriquecedor para o aluno porque valoriza a sua dedicação, a escola, o trabalho do professor que é reconhecido e valorizado, mas nem sempre divulgado”, analisa. Além disso, conta, “este projeto incentiva a escrita, a leitura e coloca o aluno como elemento principal da história, como escritor. E, também – concluiu – aproxima a família da escola”.

O projeto foi proposto em março à escola pela equipe da Estante Mágica que há 10 anos está no mercado incentivando a leitura e a escrita. A partir daí começou a ser desenvolvido ao longo do ano iniciando pela escolha do tema. Em seguida, os alunos, orientados pelos professores deram início ao processo de criação, explica Simone. “A história é construída em sala de aula com os alunos em que eles escrevem e desenham o livro”, revela. Após a conclusão desta etapa o material é enviado pelos Correios ou pela internet para a Estante Mágica, responsável pela impressão e a publicação do livro, revelou a supervisora pedagógica. A escola, então, promove e realiza a “noite de autógrafos” que é, na verdade, uma festa para todos os envolvidos, completa.

Alunos do primeiro ano da professora Cátia Clarimundo lançaram o livro “O Casamento na Fazenda”. Os da mesma série, orientados pela professora Jussara Resende de Oliveira, autografaram a obra “A chegada da Primavera”. Os alunos da professora Roseny Ferreira de Barros lançaram o livro “O mundo dos sonhos” e os alunos também do primeiro ano da professora Adriana do Carmo Silva Machado autografaram “A sementinha Mágica”. Já os alunos do segundo ano, da professora Luciléia Rocha de Oliveira Brito, lançaram o livro “Amigos”.

Cátia Clarimundo, professora do 1º ano do Ensino Fundamental, estava lá com seus alunos compartilhando a euforia pelo lançamento do livro. Conforme explicou o projeto recebe todo apoio da Estante Mágica e “como Cataguases é uma cidade de muitos escritores, nada mais adequado do que incentivar nossas crianças a ler e escrever desde pequeninas”, disse. Outro detalhe que ela chama atenção é para a construção coletiva da história. “Todos os alunos participam deste processo de criação, o que os mantém sempre motivados em colaborar. Paralelamente fazemos pesquisas para que possamos enriquecer o texto, enfim, é um processo muito participativo e que as crianças gostam muito de realizá-lo”, completou.

Veja mais fotos da noite de autógrafos na galeria abaixo.