César Mattos fala no CEZOM das ações socioculturais do Sicoob Coopemata

César Mattos fala no CEZOM das ações socioculturais do Sicoob Coopemata

A FIC sediou nesta sexta-feira, 22 de novembro, o último encontro do ano do CEZOM – Conselho Empresarial da Zona da Mata – que reúne os empresários da cidade e região. Esta edição contou com a participação especial do Gerente Nacional de Educação do SEBRAE, Gustavo Lima Cezário, que é cataguasense, e como convidado principal, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopemata, César Augusto Mattos, que apresentou o trabalho sociocultural desenvolvido por aquela cooperativa. Também esteve presente o deputado estadual Fernando Pacheco, outro interessado na união de esforços para o desenvolvimento da Zona da Mata.

Aberta pelo professor Guaraci Silva, do Grupo Unis, que coordenada as ações do CEZOM, e pelo diretor daquela faculdade, Fred Henrique Faria, o encontro desta vez aconteceu em duas etapas, sendo a primeira, a partir das 10 horas quando o próprio Guaraci e o empresário Eduardo Martins Brandão, da Sol & Neve, sediada em Leopoldina, contaram a respeito da visita ao Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, organizada pelo Unis e que levou representantes de empresas do Sul de Minas e Zona da Mata a conhecerem algumas das principais empresas lá instaladas e trocarem experiências. “Foi um grande aprendizado”, comentou Eduardo, acrescentando ter trazido de lá ideias que já estão dando certo por lá para implementar em sua empresa.

Eduardo Brandão – ao lado de Guaraci – fala sobre a visita ao Vale do Silício

Pouco antes da reunião oficial do CEZOM a presidente da Empresa Júnior da FIC, Luane Tavares, e o professor responsável pela orientação de suas atividades, Tiago Bittencourt, apresentou o portfólio de trabalhos que podem ser desenvolvidos para as empresas salientando a qualidade aliada a preços bem abaixo dos praticados no mercado. Logo após a abertura do encontro, Gustavo Cezário fez uma rápida apresentação a respeito da importância da Educação no contexto de inovação vivenciado no mundo moderno, que ele denominou como sendo “Educação 4.0” que é aquela que o aluno vai buscar conhecimento por meio de outras ferramentas que não aquela tradicional de ficar sentado em uma sala de aula ouvindo o professor.

César Mattos (foto abaixo) focou seu pronunciamento nas ações socioculturais da Coopemata. Antes, porém, frisou o conceito de cooperar que, conforme contou, aprendeu seu significado na própria família após ter um filho especial. “Ali, nós, eu minha esposa e os demais filhos, percebemos que seria preciso todos cooperarem para cuidar dele porque não seria possível deixar esta tarefa somente com os pais”, explicou. A chegada da Cooperativa Sicoob Coopemata em sua vida veio aperfeiçoar a ampliar este seu sentimento de cooperativismo, como salientou.

Ele contou na solidez que se tornou a Coopemata hoje, com ativos de aproximadamente meio bilhão de reais. Apresentou números que comprovam esta realidade, mas deteve-se mesmo para falar do Centro Cultural Sicoob Coopemata, que funciona no Ateliê Residência da artista plástica Nanzita, na região central da cidade. Lá estão em pleno funcionamento o projeto Encantando que abrigas quase 400 crianças e adolescentes que dedicam-se ao coral de vozes, à música, à contação de histórias, ao desenho e pintura. Ele também revelou em primeira mão que está adaptando o local para receber um Centro de Inovação, “para utilizar a tecnologia a nosso favor”, afirmou.

“Nossa filosofia de cooperação busca formar nos cidadãos uma consciência cooperativa, para que todos possam se ajudar mutuamente naquilo que se propõem a fazer”, revelou, dizendo em seguida que foi este pensamento que levou o Sicoob Coopemata a reformar totalmente um quarto do Hospital Cataguases, e no ano seguinte a repetir o feito após mobilizar a juventude para ajudar cinco entidades beneficentes do município. “O projeto deu certo e nós voltamos ao Hospital e reformamos o segundo apartamento que ganhou padrão de primeiro mundo”, disse, entre outros projetos sociais que desenvolve a cada ano. Finalizando, César agradeceu o convite para participar do evento e colocou-se à disposição da entidade para somar junto aos projetos que ali surgirem.

Fotos exclusivas Site do Marcelo Lopes