Médico Irineu Rocha humaniza o atendimento psiquiátrico em Cataguases

Médico Irineu Rocha humaniza o atendimento psiquiátrico em Cataguases

Os problemas relacionados à saúde mental acometem populações de todas as idades e trazem impacto significativo não só na vida do paciente, como também na de seus familiares, podendo gerar um grande sofrimento subjetivo aos envolvidos. Neste cenário, tão importante quanto o bem-estar físico, a qualidade psíquica, cognitiva e emocional deve receber cuidados diários

Em Cataguases, o médico Irineu Rocha vem atuando na área de psiquiatria com uma abordagem mais humanizada e individualizada, levando em conta o contexto sociocultural em que cada paciente está inserido. Como explica Dr. Irineu, “o tratamento psiquiátrico tem como objetivo proporcionar alívio ao sofrimento, trazendo bem-estar psíquico ao paciente. Para tanto, utilizamos recursos de psicoeducação, abordagem psicoterápica, com o planejamento de intervenções medicamentosas, se e quando necessárias, conforme cada caso. Além disso, para o sucesso do tratamento buscamos o envolvimento familiar, observando os modos e hábitos do paciente e, também, sua religiosidade”.

Segundo aponta o médico, um dos aspectos relevantes a ser considerado no tratamento psiquiátrico e na promoção da saúde mental é o envolvimento religioso do paciente. “Não se pode negar que a religiosidade tem impacto relevante no tratamento psiquiátrico. Estudos apontam que o envolvimento religioso está relacionado a melhores resultados na recuperação de doenças, e na manutenção da saúde mental e física”, ressalta Irineu.

Transtornos como depressão, ansiedade, uso problemático de álcool, tabaco e outras drogas estão entre os mais comuns em nosso meio. Contudo, ainda há muito preconceito quando abordadas e vivenciadas tais patologias, como explica Irineu.

É importante ressaltar: Distúrbios mentais são doenças como quaisquer outras, logo, passíveis de tratamento com grande chance de melhora. Reconhecer estes transtornos como doenças ajuda a vencer o preconceito de se falar sobre o assunto e mesmo de identificar casos que exijam atenção ao nosso redor, possibilitando que o portador, com o diagnóstico e tratamento adequado, supere a doença e recupere o bem-estar e a qualidade de vida.

O médico Irineu Rocha realiza tratamento em dependência química, contra o tabagismo, depressão, TOC, esquizofrenia, fibromialgia, crise ansiosa, entre outras doenças, sempre com esta abordagem de acolher o paciente com respeito e entender sua história de vida e seu contexto familiar. O seu consultório está localizado na Praça Rui Barbosa, 68 – sala 2 – Centro – Cataguases/MG e as consultas podem ser marcadas pelo telefone (32) 3202-2393 ou 99984-2393.