Astolfo Dutra confirma que investiga caso suspeito de sarampo

Astolfo Dutra confirma que investiga caso suspeito de sarampo

A Prefeitura de Astolfo Dutra confirmou no final da tarde desta segunda-feira, 07 de outubro, a existência de um caso suspeito de sarampo naquele município. No último dia 20 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde daquela cidade notificou à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, a respeito de um caso suspeito em uma criança de 1 ano e 7 meses de idade, revelou Luiza Marilac Rodrigues Abrita, titular da Saúde em Astolfo Dutra.

A partir daí aquele órgão vem tomando todas as medidas de prevenção e a busca pelo esclarecimento do que de fato está acontecendo, acrescentou Luiza. “Naquele mesmo dia iniciamos a investigação desse caso para avaliar o local provável de infecção, a situação vacinal das pessoas que tiveram contato com a criança e fizemos a vacinação de bloqueio, que é seletiva e limitada aos contatos que estejam com esquema vacinal incompleto para a vacina tríplice viral”, revela aquela Secretária de Saúde.

No dia 30 de setembro, o resultado do exame com a primeira mostra do paciente acusou foi positivo para Sarampo. Por se tratar de uma doença grave e que havia sido eliminada no Brasil, – explica Luiza Marilac (foto ao lado) – é necessário coletar uma segunda amostra quinze dias após a primeira coleta para confirmar ou descartar o caso. “Esta coleta aconteceu hoje, dia 07, portanto, o caso Sarampo em Astolfo Dutra, até o momento não está confirmado e ainda segue em investigação”, esclareceu. Por fim ela reitera a importância da vacina como “única forma de se evitar a doença.”

Ela lembra que no calendário nacional de vacinação de rotina todos os indivíduos de 1 a 29 anos de idade devem ter duas doses da vacina tríplice viral e na faixa etária de 30 a 49, apenas 1 dose. O indivíduo somente estará protegido se tiver comprovação das doses recomendadas para a faixa etária. Nesta segunda-feira, 07, começou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. É uma estratégia diferenciada para interromper a circulação do vírus do Sarampo no país e acontece de forma seletiva, em duas etapas:

Primeira Etapa: de 7 a 25 de Outubro, com o Dia D sendo realizado no dia 19 de Outubro, o público alvo são crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Segunda Etapa: de 18 a 30 de Novembro, com o Dia D sendo realizado no dia 30 de Novembro*, o público alvo é a população de 20 a 29 anos de idade. *Oportunidade de reforço.

Leia a Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Astolfo Dutra na íntegra, clicando aqui.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil