Cataguases deverá ganhar um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros

Cataguases deverá ganhar um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros

O deputado estadual Fernando Pacheco esteve em reunião com o Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, nesta terça-feira, 24 de setembro, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para reforçar uma reivindicação antiga dos cataguasenses: a instalação de um Posto Avançado, isto é, uma fração do Corpo de Bombeiros para o município. A iniciativa faz parte do Plano de Comando 2015-2016 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Além disso, o deputado levou ao dirigente da corporação o pedido de aquisição de um veículo 4×4 para operar em Leopoldina e região. Essa demanda foi apresentada pelo vereador de Leopoldina José Augusto Cabral, que participou do encontro.

Para Fernando Pacheco, a conversa foi positiva e os pedidos têm grandes chances de se concretizarem. “O Coronel Erlon sinalizou para os avanços ao destacarmos a necessidade de fortalecer as ações de segurança na nossa região”, disse Pacheco.

PM de Cataguases e Leopoldina
Na sequência, o deputado Fernando Pacheco se reuniu com o assessor de Relações Institucionais da Polícia Militar, Tenente-coronel Luiz Reis, e reiterou o pedido de construção do quartel da PM de Cataguases. Ao lado do vereador José Augusto, os parlamentares solicitaram o retorno da Companhia Independente da Polícia Militar à Leopoldina.

Segundo o representante da PM, a possibilidade da construção do quartel para Cataguases depende do desenvolvimento de projetos e da programação dos recursos. “Há, inclusive, a possibilidade de nosso gabinete disponibilizar emenda para ajudar na construção”, completou Pacheco.

Sobre o caso de Leopoldina, em 2018, o Governo de Minas à época alegou corte de custos e a unidade da PM de Leopoldina passou a ser um braço do Batalhão da PM de Ubá. A volta ao status de Companhia Independente confere maior autonomia para o Destacamento da corporação de Leopoldina, o que possibilitará maior capacidade administrativa para a unidade e mais efetividade nas ações de segurança.

Por fim, Pacheco destacou a importância de se construir uma malha de segurança eficaz e, para isso, é necessário dar condições de operação, com equipamentos e estrutura administrativa.

Fonte e fotos: Assessoria do Deputado Fernando Pacheco e do vereador José Augusto Cabral