São Sebastião da Vargem Alegre está perto de ter seu esgoto tratado

São Sebastião da Vargem Alegre está perto de ter seu esgoto tratado

O município de São Sebastião da Vargem Alegre foi habilitado na primeira etapa do Edital da AGEVAP – Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – visando obter recursos para implantação do sistema de tratamento de todo o esgoto daquele município (PROTRATAR II). A informação foi dada ao Site do Marcelo Lopes pelo prefeito daquela cidade, Claudiomir Vieira, que está otimista quanto a um resultado final positivo para o município que administra.

A iniciativa prevê o aporte de recursos ou financiamento para a implantação/implementação/ampliação de sistemas públicos de esgotamento sanitário nos municípios da área da bacia do rio Paraíba do Sul. Para este edital, serão disponibilizados recursos da ordem de R$ 20 milhões, provenientes da cobrança pelo uso da água. As informações constam no site da AGEVAP e aqui na região os municípios de Rosário da Limeira, Guidoval e Mercês também foram contemplados.

Claudiomir (foto ao lado) revelou que aguarda o resultado da próxima etapa do processo que é a Análise Técnica do Projeto e, neste sentido, afirmou, “já estamos buscando os licenciamentos ambientais e cumprindo todas as exigências legais para receber os recursos que serão de R$ 8,2 milhões”, disse. O dinheiro será pago pelo PROTRATAR II da seguinte forma: 70% no ato da assinatura do contrato; 20% após a verificação da regular execução do serviço pelo ente fiscalizador e a prestação de contas parcial da parcela liberada, e 10% na conclusão do serviço e a respectiva aprovação da prestação de contas final, pelo ente fiscalizador.

“Temos ciência que o nosso projeto é de muita qualidade, feito por profissionais experientes e inspecionado pela nossa equipe técnica”, afirma Claudiomir ansioso pela aprovação final do processo para que possa dar início às obras. “Não escondo minha ansiedade porque este é o nosso sonho de ver os nossos rios livres do esgoto e a população com melhor qualidade de vida. Sabemos o quanto esta iniciativa vai melhorar a saúde da população e ajudar a prevenir doenças”, completou o prefeito.