Curta cataguasense “Santa” vai ser exibido na SESC TV

Curta cataguasense “Santa” vai ser exibido na SESC TV

O multiartista cataguasense Marquinho Andrade que, entre uma apresentação e outra como palhaço, atua também como ator, roteirista e diretor de cinema, além de se aventurar pela literatura, vem conquistando prêmios com o seu filme “Santa”, um curta-metragem que conta uma história sobre resistência, afeto, pertencimento e primeiro amor, na definição do próprio diretor.

A obra participou ano passado do 6º Festival Ver e Fazer Filmes e foi vencedor nas categorias “Melhor Filme” pelo Júri Popular, “Melhor Atriz Principal” para Jéssica Müller, “Melhor Direção de Arte” para Leandro Silveira, e “Melhor Atriz Coadjuvante” para Daniela Salgado Lacerda. Logo após o sucesso inicial o filme começou a receber convites para participar de outros eventos e continuou a ganhar prêmios.

A mais recente foi na Mostra Competitiva do Cine Baru, em Sagarana/MG, onde conquistou o “Prêmio Aquisição SESC TV” que lhe garantiu um contrato de dois anos com aquela emissora o que vai levar a obra para o grande público. O resultado deixou Marquinho exultante. “Ver o nosso trabalho sendo levado para o grande público é sempre o maior sonho da gente que faz Arte. Por isso estou super feliz bem como toda a equipe de Santa”, afirmou.

Em julho de 2020 o filme atravessa o Atlântico até Santiago de Compostela, na Espanha, onde será exibido também em outras cidades daquele país, conforme conta Marquinho. O tour de Santa não para por aí. Esta semana, a obra foi selecionada para outros dois festivais: o 5º Festival de Curtas de Campos do Jordão, de 15 a 20 de outubro, e logo no dia seguinte, estreia no Festival de Cinema de Alter do Chão, que fica em Santarém/PA, após ser selecionado entre 1979 curtas, com temática da preservação ambiental, assunto abordado em Santa. “Ao todo vamos participar de seis festivais. E pouco antes de falar com o Site ficamos sabendo que estaremos no Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Estamos muito felizes com esta trajetória do filme”, finaliza Marquinhos, com motivos de sobra para comemorar.

Fotos gentilmente cedidas por Marquinho Andrade.