Saúde realiza seminário inédito sobre Vigilância em Saúde

Saúde realiza seminário inédito sobre Vigilância em Saúde

Pela primeira em Cataguases e região, profissionais de saúde se reuniram para debater o tema “Reflexões sobre Vigilância em Saúde no SUS”. Isto aconteceu nesta quarta-feira, dia 21 de agosto, durante o I Seminário de Vigilância em Saúde, que aconteceu no salão de eventos do Bevile Hotel, durante a manhã e parte da tarde. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Gerência Regional de Saúde (GRS Leopoldina), Conselho Municipal de Saúde e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, o evento foi composto por seis palestras relacionadas ao tema.

Conforme o site do Ministério da Saúde, a Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população. Além disso, sua função é coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional entre outras ações. É entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, que visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde.

Saúde realiza seminário inéditoPor toda esta abrangência do setor, a Secretária Municipal de Saúde de Cataguases, Daniela Rezende Coelho, abriu o seminário destacando sua importância por ser um espaço para a disseminação de informações valiosas e troca de experiências, tendo em vista a relevância dos palestrantes, “altamente qualificados e atuantes em suas respectivas áreas”, afirmou. Ainda segundo ela, o objetivo do encontro foi atingir o maior número possível de profissionais para garantir a melhoria da qualidade da saúde coletiva e do Sistema Único de Saúde no município e região.

A primeira palestra do dia foi proferida por Aline Machado Caetano Costa, graduada em Matemática e especialista em Serviços e Sistemas de Saúde e Economia da Saúde, atualmente diretora do departamento de Informações Epidemiológicas da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, que falou sobre “Vigilância em Saúde: Conceitos, História e Contexto Atual”. Na sequência, a enfermeira Cláudia Tartaglia Reis falou sobre “Segurança do Paciente”. Cláudia é especialista em Enfermagem do Trabalho, mestre e doutora em Saúde Pública, com pós-doutorado em Gestão e Políticas de Saúde. Ela integra a equipe de planejamento e gestão da Secretaria Municipal de Saúde, cargo vinculado ao Ministério da Saúde.

“Vigilância da Tuberculose” foi o tema abordado por Maria Célia Riguetto Nunes, fisioterapeuta, especialista em Saúde do Trabalhador e em Políticas e Gestão em Saúde, além de mestre em Ciências da Nutrição. Ela integra o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina. Na parte da tarde, o palestrante foi o enfermeiro Lutianni Dias Brazolino, especialista em Epidemiologia e mestre em Ensino da Saúde, que falou sobre “Alerta Arboviroses: Incidência em Cataguases e Região”. Ele também integra o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina.

As últimas palestras do dia foram proferidas, respectivamente, por Míriam Monteiro Oliveira e por Ângela Ferreira Vieira. Míriam, que é assistente social, especialista em Saúde Pública e em Gestão Estratégica Pública, além de mestre em Planejamento Urbano e Regional, falou sobre “Vigilância em Saúde do Trabalhador e Controle Social”. Ela atua como gerente do departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora. Já Ângela, farmacêutica com habilitação em indústria de medicamentos, cosméticos e tecnologia de alimentos, com especialização em Manipulação Magistral, abordou o tema “A Vigilância Sanitária no dia a dia do cidadão”. Ela é diretora de Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora.

Ao final, os participantes tiveram um tempo para debates e troca de informações. Além dos diversos profissionais de saúde da cidade e região, da Secretária de Saúde de Cataguases, Daniela Rezende Coelho, o evento também contou com a participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, médico Joseph Freire, do gerente Regional de Saúde Renan Guimarães e foi idealizado por Amanda Silva de Souza Penha, coordenadora de Vigilância em Saúde.

Da Redação