Artista plástico belga radicado em Cataguases expõe na Europa

Artista plástico belga radicado em Cataguases expõe na Europa

O artista plástico belga, radicado em Cataguases, Vincent Mengeot, acaba de voltar da Europa onde fez duas exposições de sua obra. A primeira aconteceu em Braine-L`Alleud, na Bélgica, e a segunda em Roanne, na França. As duas registraram em comum, a presença de um grande público e o interesse pela temática do artista, que levou para lá vinte e cinco telas que retratam a paisagem rural brasileira, região em que Vincent, escolheu para viver.

A primeira parada do artista na Europa foi em seu país natal, onde expôs seus quadros em Braine-L`Alleud, que fica a cerca de 30 km de Bruxelas, a capital. Com o nome “Minas Gerais” a exposição foi aberta ao público no dia 08 de maio e reuniu mais de 150 pessoas que puderam apreciar as obras em óleo sobre tela do artista que traduz com maestria e simplicidade a alma do povo dessa região brasileira, bem como a sua exuberante natureza.

Na França, Vincent foi recebido em Roanne, cidade próxima a Lyon, onde expôs seu trabalho a partir do dia 17 de maio e também contou com mais de cem pessoas em sua vernissage. Por causa dos quadros que retratam uma realidade desconhecida do público europeu, o artista contou ao Site do Marcelo Lopes que respondeu a “inúmeras” perguntas a respeito desta região brasileira devido ao “grande interesse que despertou naquelas pessoas que queriam saber mais sobre o modo de vida dos mineiros”, explicou.

Para ele, entretanto, o mais importante dessa sua iniciativa (foi ele próprio que entrou em contato com as galerias de arte nos dois países e agendou as duas exposições) foi ter colocado Minas Gerais em destaque. “As telas que levei para lá chamaram a atenção pela natureza peculiar de Minas, cujas montanhas impressionam, e por manter ainda uma certa característica rural, o que é novo para o europeu”, completa afirmando que as duas exposições o deixaram muito feliz “principalmente pela aceitação do público ao meu trabalho”, finalizou Vincent Mengeot.

 

Fotos gentilmente cedidas pelo artista.