Alunos e professores do Cefet-Leopoldina recebem homenagem da ALMG

Alunos e professores do Cefet-Leopoldina recebem homenagem da ALMG

Por indicação do deputado estadual Fernando Pacheco, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG homenageou nesta quarta-feira, 03 de julho, os estudantes cataguasenses Davi Guerra do Nascimento e Antony Leme Novais Ferreira, bem como seus professores Samuel da Costa Alves Basílio e João Gabriel Rocha Silva, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Leopoldina.

A dupla de Cataguases é autora de uma pesquisa sobre identificação de “fake news” na internet e se destacou na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace, realizada na USP em março deste ano. Como reconhecimento pelo trabalho, os estudantes e os professores receberam diplomas de votos de congratulações.

Para Fernando Pacheco, o empenho dos estudantes demonstra que podem trilhar um caminho de sucesso. “É um momento muito importante para reconhecimento também das minhas origens, sou um ex-aluno de escolas técnicas, me formei no Senai, como ajustador mecânico, e depois fiz o CTU, hoje Instituto Federal, e me formei em Edificações. Hoje estou deputado. É um caminho que pode levar a conquistas muito maiores. Além do mérito de cada um, temos que reconhecer que essa geração é mais antenada e dinâmica, por terem melhores condições”, disse Pacheco em seu discurso.

O estudante Davi Guerra contou que a ideia da pesquisa surgiu no período eleitoral passado, quando a proliferação de ‘fake news’ nas redes sociais e até em canais de comunicação tradicionais passou a ser vista como uma ameaça para a democracia. “Espero que nosso trabalho se torne realidade e seja uma ferramenta de auxílio a todos para que possam verificar e ter a credibilidade das informações que estão acessando”, disse Davi.

O deputado também demonstrou otimismo com as futuras gerações. “No cenário atual, temos enfrentado expectativas ruins, falta de recursos, má gestão pública, mas, mesmo com esse diagnóstico, conseguimos encontrar esperança e resistência. Isso nos dá um alento para termos as forças recobradas e lutarmos para reagir a essa situação”, comentou.

Crédito: Assessoria/Deputado Estadual Fernando Pacheco