Alistamento militar termina no próximo domingo, dia 30

Alistamento militar termina no próximo domingo, dia 30

Termina no próximo domingo, 30 de junho, o prazo para jovens do sexo masculino, realizarem o Alistamento Militar obrigatório. Este ano devem se alistar os que nasceram em 2001 ou ano anterior caso ainda não o tenham feito, informa o comando do Exército Brasileiro.

Em Cataguases, o procedimento pode ser feito pessoalmente, na Junta do Serviço Militar, que funciona no Centro Administrativo (antigo Pronto Cordis), mas, preferencialmente, deve ser realizado pelo sistema online, no site www.alistamento.eb.mil.br, orienta o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra em Cataguases, Subtenente Ariosto Ávila da Silveira.

O jovem que não se alistar pagará multa por atraso cujo valor varia conforme o tempo decorrido até que o faça. Além disso, quem não regulariza sua situação pode ser impedido de tirar passaporte, ser empossado em cargo público, entre outros impedimentos.

O Subtenente Ariosto lembra que o serviço militar pode ser prestado em Cataguases, na unidade que comanda, com duração de 9 meses, sendo início em março e término em novembro para os alistados no Município. Neste período, os selecionados passam por uma formação básica e recebem instruções variadas para o desempenho de missões de guarda territorial.

O jovem que completa 18 anos em 2019 e não se alistar até o o dia 30 de junho poderá fazê-lo posteriormente, mas pagará multa e vai cumprir o serviço militar somente em 2021, reiterou Subtenente Ariosto.

Fonte: Jornal Márcia Araújo e foto: Acervo TG 2019