Cataguases e região voltam a ter ensino integral nas escolas estaduais

Cataguases e região voltam a ter ensino integral nas escolas estaduais

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais restabeleceu o ensino integral em 14 das 26 escolas estaduais da região de Cataguases e Leopoldina. As escolas vinculadas à Superintendência Regional de Educação (SRE-Leopoldina) contam com o empenho do deputado estadual Fernando Pacheco para a retomada do ensino em tempo integral.

Nesta primeira fase, as 14 unidades contempladas atenderam aos critérios de seleção da Secretaria de Estado de Educação, e o reinício do programa ocorre a partir do segundo semestre deste ano.

Os critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado de Educação são: ter ofertado o ensino em tempo integral em 2018 e solicitado continuidade no Plano de Atendimento para 2019; estar ativa em 2019 (com a oferta de ao menos uma turma de Educação Básica); oferecer ao menos uma turma regular com no mínimo 15 alunos para os anos de início da oferta; possuir ao menos uma sala ociosa no contraturno para atender o modelo proposto de oferta progressiva.

As outras 12 unidades educacionais que integram a SRE da região podem ser inseridas no programa de extensão da Educação Integral em janeiro de 2020, caso cumpram os requisitos estabelecidos pela Secretaria. “Continuaremos dando todo apoio e intermediando o contato das escolas com o Governo para que todas sejam contempladas com o programa”, ressaltou o deputado.

Para Pacheco, a retomada é vitória dos mineiros, que pressionaram o governo a não acabar com o programa. “Participamos de intensa negociação entre Assembleia e Governo para manter o programa. Não podemos prejudicar milhares de alunos e suas famílias. A educação deve ser prioridade”, afirma Pacheco.

O anúncio oficial da expansão do Programa de educação integral ocorre nesta quarta-feira, 26 de junho, pela Secretária de Educação, Julia Sant’Anna. Alegando precariedade financeira, o Governo de Minas anunciou em abril a redução da oferta do ensino integral a 500 unidades educacionais.

Fonte: Assessoria do Gabinete do Deputado Estadual Fernando Pacheco. Foto: Luiz Santana/ALMG