Energisa divulga no Forum Festic seus dois projetos mais novos

Energisa divulga no Forum Festic seus dois projetos mais novos

Com o auditório do Centro Cultural Humberto Mauro completamente tomado pelo público, foi realizado na noite desta quinta-feira, 06 de junho, em Cataguases, a terceira edição do Forum Festic. O tema deste ano foi a discussão de uma agenda única de desenvolvimento para Cataguases e Região. Na plateia estava o prefeito Willian Lobo de Almeida, o seu vice, Tita Lima, empresários, professores e estudantes.

O Forum foi aberto com a apresentação Coral do Centro Cultural Sicoob Coopemata e, em seguida, a palestra proferida pelo presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani, em que explicou os dois novos projetos daquela empresa para Cataguases: O Smart City e o Rio Pomba Valley. O primeiro é o resultado de um estudo feito pela Consultoria Bright que mapeou 88 iniciativas em diversas áreas.

Destas, explicou o executivo, dezoito foram escolhidas como prioritárias e deverão ser implementadas em até quatro anos a partir de 2019. Tudo sem custo para a população que vai ganhar em qualidade de vida e em modernidade, garantiu. Entre os projetos estão a implantação de ônibus urbanos movidos a energia elétrica, bem como pontos de recarga para veículos a eletricidade em geral; aluguel de bicicletas, substituição das lâmpadas de iluminação pública por LED, entre outras

O Projeto Rio Pomba Valley, nome inspirado no Vale do Silício americano e uma homenagem ao rio Pomba de nossa região, é uma proposta inovadora que alia o desenvolvimento de soluções tecnológicas com a produção de conteúdo audiovisual de forma inédita e promissora em Minas Gerais. Conforme explicou Mantovani, “é uma ação estruturadora de uma ‘nova economia’ que pretende potencializar as iniciativas já em curso na região tendo como âncoras a Fábrica de Softwares da Energisa e o Polo Audiovisual da Zona da Mata”, disse.

Ainda de acordo com ele, estas medidas trarão vários benefícios para o município como “criar, atrair e reter novas empresas e profissionais em Cataguases; ampliar a formação e a qualificação profissional, articulando potentes e novos empreendimentos e gerar empregos, renda e impactos relevantes na economia e no desenvolvimento local” completou Eduardo Mantovani.

Na sequência foi realizada a mesa de debates tendo como mediador o superintendente do Grupo Unis, Guaraci Silva. Ele recebeu os convidados Marcos Pascoalino, prefeito de Rio Pomba; o jovem empresário Eduardo Yep, a empresária do setor de varejo, Luíza Perez Lanna; o Analista do Sebrae-MG, Paulo César Barroso e o presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani. Cada um falou sobre propostas para o desenvolvimento da região e ainda responderam perguntas da plateia.

Veja fotos do evento na galeria abaixo.