Em 26/07/2012 às 08h32 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Integração da Gestão em Segurança Pública chega a todos os municípios do Estado

Igesp está presente em todas as cidades mineiras

Igesp está presente em todas as cidades mineiras

Download Todos os 853 municípios mineiros agora contam com a metodologia Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp), responsável pela articulação dos órgãos de defesa social de Minas Gerais e pela diminuição dos índices de criminalidade em mais de 50% nos últimos anos. O processo de expansão da metodologia foi concluído na última semana, com o encerramento de workshops realizados, desde abril, nas Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) de Lavras, Poços de Caldas e Pouso Alegre.
Com o Igesp, todos os órgãos da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o Sistema Prisional; o Sistema Socioeducativo; a Polícia Militar; a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar compartilham, periodicamente, informações de inteligência e coordenam ações estratégicas entre si. As informações, atualizadas e precisas, são gerenciadas, sistematizadas e comunicadas a todos os agentes de segurança, por meio de encontros estratégicos.
A diretora de Gestão Integrada para Resultados, da Subsecretaria de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social, Cláudia Brígido, explica que a metodologia, na prática, traz resultados importantes. “O conhecimento e a comunicação das informações de inteligência permitem a implementação de táticas e estratégias eficazes de combate e prevenção à criminalidade, com a alocação rápida, sincronizada e focalizada de recursos, além de uma maior compreensão sobre a ocorrência de crimes e seus fatos geradores”.
Expansão
O processo de expansão do Igesp foi realizado com a implementação da metodologia no município sede da RISP e, posteriormente, em todas as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs) pertencentes àquela RISP. A partir de agora estão inseridas na metodologia, e consequentemente realizando reuniões ordinárias, todas as 429 AISPs formatadas no Estado.
Com esse objetivo, desde o começo do ano foram retomadas as ações prioritárias da política de integração com a realização de um workshop em cada uma das RISPs a serem expandidas. Os eventos foram realizados de forma colegiada, com a participação dos órgãos que compõe o sistema de defesa social, e também contaram com a presença de membros da Secretaria Executiva Estadual do Igesp.
Entre os dias 23 e 25 de abril, a metodologia foi expandida para a 6ª Região Integrada de Segurança Pública, com sede em Lavras. Os seminários foram realizados nas AISPs de Campo Belo, Varginha e Três Corações. O mês de maio, por sua vez, foi destinado à expansão do Igesp na 18ª Região Integrada, com sede em Poços de Caldas. Entre os dias 7 e 10 de maio, os workshops aconteceram nas AISPs de Passos, São Sebastião do Paraíso/Guaxupé e Alfenas. Neste mês, por fim, a metodologia foi expandida para a 17ª Região Integrada de Segurança Pública, com sede em Pouso Alegre. Os seminários foram realizados entre os dias 16 a 18 de julho nas AISPs de Itajubá e São Lourenço, concluindo, assim, a expansão do Igesp para todo o Estado.
Fonte e Foto: Agência Minas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: