Em 24/07/2012 às 13h46 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Lazer, Cultura e História em um só lugar. Bem-vindo a Tiradentes!

Download Com o seu enorme conjunto arquitetônico Tiradentes vive hoje do Turismo. A cidade foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan -, resguardando também as áreas de seu entorno paisagista, especialmente a Serra de São José, com maravilhosas e agradáveis cachoeiras e vegetação remanescente da Mata Atlântica.
Durante todo o ano, a cidade tem vários eventos marcantes.Difícil escolher o que mais lhe agrada. O primeiro acontece em janeiro e atende pelo nome de “Mostra de Cinema de Tiradentes,” uma das mais famosas do país. Entre outras atrações, o turista pode assistir a sessões gratuitas em tendas e salas de projeção montadas nas praças, além de oficinas para quem quer aprimorar ou até mesmo começar a conhecer as diversas facetas do cinema.Paralelamente, comemora-se o aniversário da cidade.
Em fevereiro, mês de Carnaval e Tiradentes também se destaca como um dos melhores do interior de Minas Gerais.A diversão dos foliões é garantida e ninguém consegue ficar parado ao som das bandinhas que tocam as eternas marchas carnavalescas, já que é nesta época do ano que os blocos de lá revivem os antigos carnavais em que este tipo de música era sinônimo de animação e de muita paquera.
Em Abril e Maio comemora-se Semana Santa, Semana da Arte e Inconfidência e Jubileu da Santíssima Trindade. O turismo religioso é um dos mais fortes no país e uma boa oportunidade para conhecer a bela e aconchegante Tiradentes. Em Junho acontece o encontro de motos, chamado “BikeFest”, reunindo vários motoclubes da região.
Em agosto é realizado o “Festival Internacional de Cultura e Gastronomia,” proporcionando ao visitante uma deliciosa experiência de unir história e culinária em um belíssimo cenário. Este também um festival renomado internacionalmente. No mês de setembro Tiradentes fica voltada à“Feira Mineira de Artesanato,” onde é possível conferir todo o talento do artesão da cidade e região. No mês seguinte um evento voltado para todos aqueles que amam e apreciam o charmoso automóvel conhecido como “Fusca”. Em novembro, para os amantes da música instrumental, tem o “Duo Jazz Festival”, com cursos e palestras para aperfeiçoar a técnica dos profissionais. E, finalmente, em dezembro , o turista pode apreciar a Festa de Natal e de Reveillon, com fogos de artifícios proporcionando maravilhosos momentos.
Além dos eventos que acontecem a cada mês, a cidade apresenta várias atrações turísticas juntamente com as suas ladeiras, como monumentos religiosos, a Capela de Nossa Senhora do Rosário, Santuário da Santíssima Trindade, entre outros. Sem contar a Arquitetura Residencial, Museus, a Estação Ferroviária (Maria Fumaça) que também é uma das mais procuradas por todos que visitam Tiradentes. Ainda em funcionamento as locomotivas a vapor que datam do início do século XX, hoje usadas apenas para fins turísticos, fazem o percurso de São João Del Rei a Tiradentes nos finais de semana e feriados. Tem também Roteiro Ecológico em uma das mais conhecidas cachoeira da cidade, a Cachoeira do Bom Despacho, a Gruta da Casa de Pedra, entre outras cachoeiras e o Mangue.
Com várias pousadas e hotéis, Tiradentes oferece várias opções.É uma cidade para curtir a calmaria e se deixar perder entre passeios históricos, culturais e naturais. E no fim do dia, fazer uma boa refeição em um restaurante charmoso e de preço acessível.
Principais distancias:
Cataguases – 186km
Leopoldina – 202km
Além Paraíba – 253km
Muriaé – 266km
Ubá – 162km
Juiz de fora – 160km
Ouro Preto – 170km
Barbacena – 50km
Lavras – 100km
São João del Rey – 10km
Belo Horizonte – 190km
Rio de Janeiro – 330km
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: