Em 17/04/2012 às 12h43 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto socioambiental "Cuidar Mundo Meu", do Instituto Francisca de Souza Peixoto, transforma lixo em arte



O Museu de Belas Artes de Cataguases em parceria com o Instituto Francisca de Souza Peixoto lançou para a comunidade escolar de Cataguases no dia 21 de março o projeto Cuidar Mundo MeuArtesanato Solidário e Consciente, que trata da capacitação de artesãos e formação de multiplicadores do conhecimento socioambiental. Iniciado no dia 5 de março de 2012, o projeto visa, através de metodologias inovadoras e multiplicáveis, capacitar cidadãos da comunidade cataguasense para o desenvolvimento e confecção de artesanatos com base no reaproveitamento de resíduos.
O lançamento aconteceu no Teatro dos Vicentinos para uma plateia de 240 crianças, alunas das escolas Municipal Monsenhor Solindo e Estadual Guido Marlière. Na oportunidade, a coordenadora do Cuidar Mundo Meu, Graziela Amorim, fez a palestra “Coleta Seletiva e Destinação de Resíduos Sólidos e Recicláveis” e o grupo de palhaços do Instituto, Doutores Cura Cura, apresentou a peça “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, sobre o tema água.
O público alvo do projeto é formado por jovens a partir de 14 anos, adultos e terceira idade que vão compor um grupo de formação em duas vertentes: sensibilização quanto à necessidade de uma postura mais empática, consciente e reflexiva frente ao meio ambiente e ao uso de seus recursos; capacitação para o uso de resíduos como matéria prima para a produção de artesanatos.
Segundo a coordenadora do projeto, Graziela Amorim, além de agregar novos conhecimentos, a proposta é promover fonte de renda para as famílias envolvidas e inserir os resíduos novamente na cadeia de consumo, evitando a extração de novas matérias primas para a produção de artefatos, e retirando do meio ambiente resíduos até então destinados ao lixo.
O projeto, que terá duração de três meses, se pautará na metodologia construtivista, onde a comunidade envolvida será concebida como parte central de todo trabalho, tendo sua bagagem de conhecimentos prévios levada em consideração e sendo o ponto de partida para a construção das novas aprendizagens. Ao final, acontecerá uma exposição de produtos confeccionados ao longo do projeto, encerrando-o oficialmente. “Cuidar Mundo Meu – Artesanato Solidário e Consciente” é uma realização do Museu de Belas Artes de Cataguases e do Ministério da Cultura, patrocinado pela Companhia Industrial Cataguases, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). (Fonte e foto: Instituto Francisca de Souza Peixoto)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: