Em 20/11/2011 às 10h36 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prédio do município é demolido e terreno vai a leilão

A Prefeitura de Cataguases está demolindo o prédio número 117 da Avenida Astolfo Dutra. O trabalho começou neste sábado, 19, e deverá estar concluído até o final deste domingo, 20, segundo revelou o Secretário Municipal de Administração Jesusimar Dornelas. O imóvel foi a leilão no último dia 4 de outubro, mas não apareceu nenhum interessado em adquiri-lo. Acredita-se que esta falta de interesse deve-se à sua localização, já que ele integra a “Poligonal Histórica” de Cataguases, região onde diversos imóveis, calçamento de ruas e trilhos da ferrovia não podem ser removidos ou adulterados.
O referido prédio – que não está tombado pelo IPHAN - foi levado a leilão pela Prefeitura com o objetivo de angariar os recursos necessários para comprar o Edgard Cine Teatro. Como a iniciativa não deu certo, Jesusimar informa que o Executivo Municipal fez uma consulta ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – por meio do Ofício CEEEP/PMC 23/11 para autorizar a demolição do imóvel e, na sequência, recoloca-lo à venda pelo sistema de leilão. “O IPHAN nos respondeu através do ofício número 1.625/2011 (veja o facsimile do documento abaixo) manifestando-se favorável à derrubada do prédio”, explica.
Segundo o ofício daquele órgão técnico “manifestamo-nos favorável à liberação da demolição da edificação existente na Avenida Astolfo Dutra, nº117, para que possa ser leiloada com mais celeridade e seja concretizada a aquisição do Cine Edgar (sic) pela Prefeitura”. O texto acrescenta ainda: “Na oportunidade informamos que a seguir o potencial construtivo indicado pelo IPHAN para o imóvel em questão: Taxa de Ocupação Máxima = 60% (a área a ser construída não poderá ultrapassar 60% do tamanho do terreno) ; Altura das fachadas = 9 metros (correspondente a três pavimentos residenciais padrão); Coeficiente de Aproveitamento (um número que, multiplicado pela área do lote, indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos em um lote, somando-se as áreas de todos os pavimentos) = 1,8 (aplicando os parâmetros acima)”. O ofício é assinado por Leonardo Barreto de Oliveira, Superintendente do IPHAN em Minas Gerais.
O Secretário de Administração informou também que a escolha do final de semana para a demolição do imóvel teve como principal motivação o menor tráfego de veículos na Avenida. Jesusimar disse ainda que não tem uma data definida para que o prédio seja levado a leilão novamente. “Precisamos reiniciar todo o processo e isto leva algum tempo”, completou. No local já funcionou a Tipografia da Prefeitura, a Redação do Jornal Cataguases, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Arquivo Municipal, entre outros órgãos públicos.
Clique nas fotos para ampliar.
[gallery link="file" order="DESC"]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: