Em 15/04/2012 às 17h11 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Governo de Minas não vai liberar recursos para a construção da sede própria do Conservatório Lya Salgado em Leopoldina

O Conservatório Estadual de Música Lya Salgado, em Leopoldina, que espera do Governo de Minas a liberação de quase R$7 milhões para a construção de sua sede própria, teve seu projeto de execução adiado, segundo informou o jornal Leopoldinense, neste sábado, 14 de abril. O jornal obteve informações a respeito junto ao DEOP - Departamento de Estado de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais -  através do Superintendente Adair Gomes Ribeiro. Ele informou que foram desenvolvidos projetos e orçamentos para a obra do Conservatório mas, tendo em vista a contingência de recursos pelo Governo de Minas e as necessidades de investimentos prioritários em escolas com maiores dificuldades, o Estado faz uma tentativa de conseguir tais recursos junto ao MEC através do PAC do Governo Federal, "e até agora não temos garantia de que teremos estes recursos", disse.
O projeto básico de arquitetura do novo prédio do Conservatório foi elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e o projeto executivo pela empresa Grupo Arquitetos.  Na mesma ocasião foi feita a sondagem do terreno localizado na rua General Olimpio Mourão Filho, em área desmembrada da Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho (Polivalente). O projeto da sede própria do Conservatório Lya Salgado, prevê a construção de doze salas para piano; onze para flauta; duas salas para sax; uma para violino; doze destinadas ao aprendizado de violão; sete salas para teoria musical; uma para apresentações e ensaios; duas salas para prática de conjunto, além de um auditório, um anfiteatro, área administrativa e de apoio.
Criado pela Lei nº 1.123, de 03 de novembro de 1954, o Conservatório Estadual de Música Lya Salgado foi instalado e passou a funcionar em 23 de janeiro de 1956, no segundo andar do prédio do antigo Gymnásio Leopoldinense. A escola oferece os cursos de Educação Musical - Violão, Piano, Violino, Saxofone,  Flauta Doce, Flauta Transversa e Canto. Curso de Educação Profissional em Violão, Piano, Flauta Doce, Flauta Transversa e Canto. Desde a sua instalação, no entanto, em 1956, o Conservatório é hóspede da Escola Estadual Professor Botelho Reis (antigo Gymnásio Leopoldinense), de ensino fundamental e médio. Em Minas Gerais há somente doze conservatórios de música mantidos pelo estado e o de Leopoldina é o único que ainda não possui sede própria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: