Em 08/03/2012 às 18h37 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Pira-Poré leva alegria e educação ambiental às escolas municipais

Pira-Poré leva alegria e educação ambiental às escolas municipais Livro infantil
da escritora Maria Vargas, aprovado pela Lei Ascânio Lopes, é entregue à Secretaria Municipal de Cultura

Por João Henrique Faria

       Mais um produto cultural, bancado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura "Ascânio Lopes", foi entregue à Secretaria Municipal de Cultura de Cataguases. O livro “Pira-Poré brinca na mata”, da escritora Maria Vargas, com ilustrações de Marina Tomaz, ambas de Pirapora (MG), conta a história do curumim Pira-Poré e suas aventuras junto à natureza, às margens do rio São Francisco. O livro é o segundo volume dos quatro que compõem a coleção “As aventuras de Pira-Poré”.

      Hoje (08/03/2012), a autora entregou ao secretário municipal de Cultura, José Vítor Lima, 400 exemplares do livro, contrapartida de 20% à tiragem de 2 mil exemplares. Como contrapartida social, outros 600 livros serão distribuídos para todas as escolas municipais pela escritora. Cada escola, incluindo distritos, também contará com uma “contação de histórias”, feita também por Maria Vargas. Portanto, 1.000 livros serão distribuídos gratuitamente, justamente àqueles que, por questões econômicas, não poderiam ter acesso a eles.
       Para Maria Vargas, “Pira-Poré brinca na mata” terá um efeito multiplicador, pois “ao ser distribuído gratuitamente junto às escolas públicas municipais de Cataguases, o livro propiciará às diretoras e professoras a oportunidade de levar às crianças um pouco da realidade do Brasil, com desdobramento em seus olhares sobre a realidade cultural, histórica e ambiental de uma região do país banhada pelo rio São Francisco”.
       Pira-Poré, nome do personagem principal do livro, significa “salto do peixe”. Originário de uma tribo Kariri, que habitava o Ceará e desceu até Minas Gerais pelas águas do rio São Francisco, Pira-Poré traz ao público infantil valores como amizade, consciência ambiental e sociabilidade. “O legal é que por meio de suas histórias, o público infantil terá a oportunidade de reconhecer, nesse universo aparentemente mistificado e distante, algo próximo”, destaca a autora.
      Além dos 1.000 livros para as escolas públicas, Maria Vargas ainda oferecerá, como contrapartida social, dois cursos e uma palestra gratuitos sobre Literatura Infantil. Os cursos são destinados aos professores das escolas públicas, com carga horária de 4 horas cada, atendendo a 60 professores da rede municipal de ensino. Já a palestra, além de atender a diretores e professores, será aberta para o público em geral.
      A programação de lançamento com contação de histórias nas escolas públicas, bem como os cursos e palestra ainda estão sendo programados pela autora, junto às secretarias de Cultura e Educação. Também estão sendo acertadas as datas de lançamento em Belo Horizonte, Pirapora e Uberlândia. (Fotos de Lilian Donofre)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: