Em 18/07/2012 às 14h15 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Deputado Dr. Wilson Batista tem projeto de lei para o SUS fazer reconstrução mamária imediata em cas

A reconstrução mamária imediata em casos de câncer como procedimento padrão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a preservação da fertilidade em pacientes submetidos ao tratamento da doença. Essas foram as propostas discutidas em audiência pública promovida pela Comissão de Saúde. O pedido para o encontro foi do deputado Dr. Wilson Batista (PSD).
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM - Regional de Minas Gerais), João Henrique Reis, na mesma cirurgia que é retirado o tumor cancerígeno, é preciso realizar a reconstrução mamária. Essa reparação imediata tem impacto significativo, do ponto de vista emocional e psicológico, na paciente.
Autor do Projeto de Lei (PL) 2,710/11, que tem o objetivo de obrigar a prática pela rede conveniada ao SUS em Minas Gerais, o deputado Dr. Wilson Batista afirma que a proposta exigirá que profissionais acrescentem no prontuário da paciente o motivo pelo qual não estão indicando a reconstrução mamária imediata, dando a oportunidade à mulher de procurar outro médico, se ela desejar. O projeto aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça, que solicitou informações à Secretaria de Estado de Saúde.
FERTILIDADE - Os participantes da reunião também falaram sobre técnicas de preservação de gametas e de reprodução humana assistida no caso de pacientes que ficam inférteis em decorrência de tratamentos de câncer. O assunto é objeto do PL 2.811/12, do deputado Dr. Wilson Batista. Segundo o parlamentar, a ideia da matéria é garantir o acesso pelo SUS a esses procedimentos.
Conforme o diretor-científico da Clínica Pró-Criar e especialista em fertilidade, Ricardo Marinho, há programas de reprodução na rede pública. “Porém são voltados para tratamento de infertilidade em geral. Pacientes da área oncológica precisam de prioridade”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: