Em 17/07/2012 às 15h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeito de Leopoldina, Bené Guedes, é homenageado em Mariana

Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Geraldo Ly

Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Geraldo Ly

Download O Prefeito de Leopoldina, Bené Guedes, foi homenageado pelo Governo do Estado de Minas Gerais durante a cerimônia oficial em comemoração ao Dia de Minas. O evento aconteceu nesta segunda-feira, 16, em Mariana, para onde a capital mineira foi simbolicamente transferida, como acontece todos os anos nesta data.
Ao lado de personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado, Bené Guedes foi agraciado com a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais, por indicação do Governador Antônio Anastasia. O Prefeito de Leopoldina compareceu à solenidade acompanhado de sua esposa, Nilma Junqueira Renó Guedes e pela Secretária de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Rosângela Moreira Lima Costa.
O Dia de Minas coincide com os festejos do aniversário de 316 anos de Mariana, primeira cidade e primeira capital de Minas Gerais. Uma missa solene, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, celebrada pelo arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, marcou o início das comemorações. Em seguida, foi feita a Sineirata, quando os sinos das igrejas de Mariana badalaram por dez minutos.
A solenidade oficial foi o ponto alto das programações cívicas realizadas na Praça Minas Gerais. Recepcionado pelas autoridades locais, o governador do Estado, Antônio Anastasia, passou em revista à guarda dos Dragões da Inconfidência e assinou o decreto que, como determina a lei, transfere simbolicamente a capital do Estado para Mariana.
Ao todo, cinquenta personalidades e instituições com papel de destaque no Estado foram agraciadas com a Medalha do Dia de Minas. Entre elas a Escola Estadual Afonso Pena Junior, a Secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, o Deputado Estadual Eros Biondini, entre outros.
História da Medalha
A Constituição Mineira determina que o 16 de julho é o Dia de Minas, quando a capital é simbolicamente transferida para Mariana. A semana em que recai o dia 16 de julho fica denominada Semana de Minas, constituindo período de celebração cívica em todo o Estado.
Em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa do 281º aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição, como data cívica estadual, do Dia do Estado de Minas Gerais. O projeto recebeu o apoio de acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade marianense.
No mesmo dia, em 1979, no 283º aniversário da cidade, foi pedido apoio ao governador Francelino Pereira para o projeto que declarava o 16 de Julho como o Dia do Estado de Minas Gerais. A Lei Estadual instituiu a data comemorativa. Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais. A Constituição do Estado, promulgada em 1989, instituiu a data como Dia de Minas, bem como o 8 de dezembro como Dia dos Gerais. (Texto de Arnaldo Spíndola, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Leopoldina)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: