Em 07/04/2019 às 19h00 | Atualizado em 07/04/2019 às 12h36

Igreja Católica divulga programação da Semana Santa em Cataguases

São quatro paróquias com programações distintas que começam no próximo domingo. Alguns eventos são comuns a todas.

A Sexta-Feira da Paixão acontecerá a tradicional Via Sacra ao vivo na Praça Santa Rita

A Sexta-Feira da Paixão acontecerá a tradicional Via Sacra ao vivo na Praça Santa Rita

Download
A Semana Santa começa no próximo dia 14, estendendo-se até o dia 21 de abril, a programação referente aquela comemoração religiosa. As quatro paróquias de Cataguases - Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora do Rosário, São José Operário e São Cristovão e Imaculada Conceição - prepararam uma extensa agenda de atividades que começam às 6h30min do próximo domingo, conhecido como Ramos, que lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém dando início aos eventos que ficaram conhecidos como sua Paixão, Morte e Ressureição.

A partir deste domingo, 07, até o sábado, 13 de abril, as paróquias Santa Rita e Nossa Senhora do Rosário promovem a "Semana das Dores", uma espécie de preparação para a Semana Santa. As outras duas paróquias seguem sua rotina normal até o domingo de Ramos. Neste dia, acontece a Benção dos Ramos com procissão que vai reunir os fieis das igrejas Santa Rita, Nossa Senhora do Rosário e São José Operário. O ponto de encontro será a matriz de São José Operário, na entrada da Vila Minalda onde acontecerá a benção, conforme a programação enviada a Redação do Site.

Durante a semana, missas e celebrações variadas acontecem nestas paróquias. No dia 18, às 9 h, a programação prevê a celebração da Missa da Unidade na Catedral de Leopoldina. À noite, cada paróquia vai realizar a celebração da Ceia do Senhor Morto, com Adoração ao Santíssimo em seguida. 

O ponto alto da Semana para os católicos é a Sexta-Feira da Paixão, quando a Igreja pede que sejam observados o jejum e abstinência de carne. Neste dia a programação no Santuário de Santa Rita começa às 5h30min com uma caminhada penitencial saindo de lá em direção a comunidade Santa Ana no Bairro Ana Carrara. Às 9 horas acontece a celebração Comunitária da Penitência e às 15 horas, Celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Às 19h aquele Santuário promove a tradicional Via Sacra ao vivo na Praça Santa Rita com a Procissão do Senhor Morto, logo depois.

imageNa Matriz do Rosário, neste dia, a programação tem início às 15 horas com Ação Litúrgica, Leitura da Paixão, Beijo da Cruz e Comunhão. À noite, às 19 horas, também haverá a encenação ao vivo da Via Sacra, no pátio daquela igreja com acolhimento da Imagem do Senhor Morto que chegará em procissão do Santuário de Santa Rita de Cássia. 

Em outra matriz, a de São José Operário, a programação tem início às 6 horas com uma Via Sacra saindo de lá até a pracinha na entrada do Bairro Primavera. No mesmo horário e no interior da igreja, acontece a Oração das Mil Ave Maria. Às 15 horas acontece a Ação Litúrgica, Leitura da Paixão e Beijo da Cruz com a participação de todas as comunidades, Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística e Irmãos do Santíssimo. À noite, participação na Via Sacra do Santuário de Santa Rita de Cássia, Sermão do Descendimento da Cruz proferido pelo padre João Batista Rotondo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Na Paróquia de São Cristovão e da Imaculada Conceição, a Sexta-Feira da Paixão terá programação especial às 15 horas com Ação Litúrgica, Leitura da Paixão, Beijo da Cruz e Comunhão na Igreja de São Cristovão. No mesmo horário, mas na Paróquia de São Francisco de Paula, irmãs de Belém, acontece também a mesma programação citada. 

O sábado de Aleluia é o dia da Celebração do Fogo Morto e Vigília Pascal. Na programação consta ainda confissões com padres no Santuário de Santa Rita, entrega dos Círios para as comunidades que será realizada na Matriz de Nossa Senhora do Rosário, renovação das promessas Bastismais e encontro de jovens nas paróquias de São José Operário e na de São Cristovão e São Francisco de Paula.

Domingo de Páscoa, a Igreja celebra a ressurreição de Jesus Cristo com Procissão da Ressurreição saindo da Praça Rui Barbosa em direção ao Santuário de Santa Rita com celebração de missa na chegada. No mesmo dia, aquele Santuário terá outras duas missas, às 10 e 18 horas. Na Paróquia do Rosário, duas missas (7h e 8h30min) abrem o domingo que terá como ponto alto a Procissão da Ressurreição às 17h30min saindo da Capela de Santa Luzia (Bairro Pouso Alegre) para a Matriz do Rosário. Já na Matriz de São José Operário uma missa, às 7 horas, abre o domingo, com outra eucaristia às 9h e às 18h30min tem início a Procissão do Triunfo de Nossa Senhora saindo do Hospital de Cataguases até aquela igreja. Encerrando a programação, a igreja Imaculada Conceição (São Diniz) celebra sua missa de Páscoa às 6h30min; a Igreja de São Francisco de Paula, em Vista Alegre, às 9 horas; a do Senhor do Bomfim, em Aracati, às 17h e a de São Cristovão (Taquara Preta), às 19 horas. 

Tags: Semana Santa, procissão, igreja católica, paixão





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: