Em 20/03/2019 às 07h00 | Atualizado em 19/03/2019 às 23h30

Homenagem a mulher movimenta sessão na Câmara Municipal

Logo depois o esperado embate entre vereadores por conta de ataques mútuos acabou e transformando em pedido de desculpas

Todas as quinze homenageadas posaram para a foto oficial do evento ao Dia Internacional da Mulher

Todas as quinze homenageadas posaram para a foto oficial do evento ao Dia Internacional da Mulher

Download
Uma homenagem a quinze mulheres que se destacam na sociedade cataguasense foi o ponto de destaque da sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Cataguases na noite desta terça-feira, 19 de março. O evento foi alusivo ao Dia Internacional da Mulher e, além de comemorar a data, foi um momento de reflexão sobre o preconceito e o papel da Mulher na sociedade moderna. Este momento da sessão foi presidido pela única vereadora do Legislativo Municipal, Maria Ângela Girardi (foto abaixo), que fez a primeira reflexão ao ler um texto questionando o reconhecimento público dado a algumas mulheres porque aprecem mais na mídia em detrimento de outras que também desempenham papel preponderante em nossa sociedade, porém, de forma anônima.

imageAs agraciadas foram: Claudia Cruz Peres Moraes (vereador Antônio Gilmar de Oliveira); Vera Nilce da Silva Aguiar Costa (Vereador Carlos Alberto Silva Barbosa); Gilda Costa Cruz Bittencourt (Vereador Hercyl Suhurt Salgado), que não pode comparecer por motivo de saúde; Marísia de Almeida Ritti (Vereador Henrique Silva Oliveira); Adriana Aparecida de Souza Elizer (Vereador Humberto Antônio Silva Machado); Conceição Aparecida de Almeida Pereira (Vereador Jorge Roberto Silva Alves), sargento da Polícia Militar que recebeu sua homenagem ao lado do tenente Vinícius Marinato e do major Willian Machado, seus superiores hierárquicos; Célia Lourenço Mota (Vereador Marcos da Costa Garcia); Fernanda Vidal Magalhães (Vereadora Maria Ângela Girardi); Márcia de Paula Martins (Vereador Mauro de Oliveira Ruela); Vera Lúcia Siervi de Paula (Vereador Michelangelo de Melo Correa); Cristiane Siqueira Antoniol (Vereador Paulo Alberto Costa Milani); Andreia Bento Silva (Vereador Rafael Rodrigues Moreira); Maria de Lourdes Menezes (Vereador Ricardo Geraldo Dias); Rita Suely Bento (Vereador Rogério de Oliveira Ladeira) e Maria José Agostinho Inácio (Vereador Vinícius Machado).

Após as entregas dos certificados e de um presente à elas, os vereadores fizeram pronunciamentos curtos alusivos a cada uma de suas homenageadas, destacando o papel que exercem em suas comunidades. Logo depois, a palavra ficou livre e quase todas as homenageadas se manifestaram para agradecer e manifestar o sentimento de felicidade por terem sido escolhidas. Foi, também, outro momento de reflexão sobre o papel da mulher na família e sua importância como elo de ligação deste núcleo, na sociedade ainda tão desigual exigindo mais da mulher para alcançar seus objetivos e, também sobre as diferenças raciais. Ao final, todos se juntaram no centro da Câmara para a tradicional foto oficial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Bandeira branca hasteada
Logo depois das homenagens a sessão prosseguiu com a pauta do dia e, entre os assuntos previstos, foram criadas duas Comissões Permanentes na Câmara; a de Segurança Pública e a de Agropecuária. A primeira foi constituída pelos vereadores, Sargento Jorge Roberto, Hercyl Suhurt e Rogério Ladeira. A segunda por Mauro Ruela, Marcos da Costa Garcia e Antônio Gilmar de Oliveira. Também foram votados e aprovados projetos previstos.

Mas o que todos esperavam - a continuação das denúncias feitas pelo presidente da Casa, Ricardo Dias contra seu antecessor, o vereador Michelangelo Correa - não aconteceu. Tudo terminou em um pedido de desculpas por parte de Ricardo, que reconheceu ter exagerado, afirmando em seguida que assuntos internos daquela Casa serão tratados internamente. O pedido foi aceito e logo depois, o próprio Michelângelo também se desculpou por ter excedido em suas críticas a atuação de Ricardo Dias no caso da Comissão Processante. 

Ricardo leu um texto afirmando inicialmente que "estamos vivendo momentos difíceis em nosso município, grande endividamento do Estado de Minas Gerais com os municípios, principalmente com Cataguases e o Executivo não consegue governar." Em seguida criticou as mídias da cidade, afirmando não poder aceitar que elas "venham denegrir a imagem dessa Câmara" acrescentando que a este respeito "vamos tomar medidas mais enérgicas e até mesmo representação no MP". 

Ainda em seu pronunciamento, o presidente lembrou as críticas recebidas na última semana quando "sofremos ataques de diversos meios colocando nossa população em dúvida sobre a nossa maneira de fiscalizar e legislar nesta Casa". E afirmou: "não vou entrar nesse jogo de intrigas e ataques. (...) cheguei até a dizer que iria expor todos os atos internos desta Casa Legislativa, mas não o farei pois entendo que assuntos internos tem que ser resolvidos internamente" afirmou, acrescentando que "devemos debater ideias" e reafirmou a independência entre os poderes como essenciais a democracia. E concluiu: "Cumpri o meu papel legal delegado a mim para defender os interesses sociedade cataguasense".

Veja as fotos na galeria abaixo.


Tags: Camara, Dia da Mulher, Comissão Processante, vereador





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: