Em 14/02/2019 às 16h00 | Atualizado em 14/02/2019 às 14h29

Programa Atitude Ambiental encerra primeira etapa em Cataguases

O programa foi um projeto piloto de coleta seletiva de lixo implantado no bairro Santa Clara

A iniciativa disseminou conceitos sobre educação ambiental entre os alunos da escola e comunidade

A iniciativa disseminou conceitos sobre educação ambiental entre os alunos da escola e comunidade

Download
image

image

image

A Prefeitura de Cataguases, através da sua secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite de quarta-feira, 13 de fevereiro, o evento de encerramento da primeira etapa do Programa Atitude Ambiental, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Energia Elétrica de Cataguases. O programa foi um projeto piloto de coleta seletiva de lixo implantado no bairro Santa Clara, que teve a parceria da Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha, da Estratégia Saúde da Família e agentes de saúde daquele bairro, sob a coordenação da empresa VLI Logística, apoio da Promotoria Pública do Meio Ambiente da comarca, além de moradores e voluntários.

Na prática, a iniciativa disseminou conceitos sobre educação ambiental entre os alunos da escola e comunidade, promovendo caminhadas ecológicas, levando informação porta a porta, fornecendo equipamentos de proteção individual, treinamento e distribuição de material e equipamentos aos membros de duas associações de catadores de recicláveis da cidade. Também contou com a instalação de ecopostes e ecolixeiras para a seleção dos resíduos no Santa Clara.

Toda a movimentação, realizada ao longo de quatro meses, envolveu ainda a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes, Catrans (órgão responsável pelo gerenciamento do trânsito em Cataguases), Polícia Militar, Política do Meio Ambiente, Tiro de Guerra, representantes de empresas e projetos ambientais da cidade. "Partimos de um diagnóstico feito previamente e iniciamos os trabalhos com a capacitação de vários públicos, que culminou com uma caminhada pelas ruas do bairro Santa Clara, onde a coleta seletiva foi implantada oficialmente", contou Thiago Siqueira, que coordenou os trabalhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Durante o encerramento, foi feita uma avaliação participativa com os diferentes públicos que participaram da ação para buscar a melhoria contínua do sistema implantado e a expansão da coleta seletiva para outros bairros, conforme salientou o coordenador. Ele destaca que os resultados mais significativos obtidos no projeto, além da coleta seletiva em si, foi que duas associações de recicláveis da cidade foram beneficiadas com várias doações, como computadores, botas, fardamentos, equipamentos, fogão, armários, entre outros. "Além de equipar essas associações, o projeto capacitou professores, alunos, agentes comunitários de saúde do bairro, dentro da metodologia que foi escolhida para a realização das atividades, e a meta agora é replicar esta experiência em outros bairros da cidade", afirmou o Thiago. O evento teve ainda a entrega de certificados aos participantes. 

image

Fonte: Da Redação

Tags: meio ambiente, programa, secretaria, prefeitura





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: