Em 24/01/2019 às 07h00 | Atualizado em 23/01/2019 às 17h36

Espaço Fontes Musicais é o meio mais gostoso de entrar no universo da música

Escola oferece aulas de canto, dança e de diversos instrumentos musicais para crianças e adultos de forma lúdica e agradável

O Espaço Fontes Musicais funciona na Vila Domingos Lopes e funciona de segunda a sábado

O Espaço Fontes Musicais funciona na Vila Domingos Lopes e funciona de segunda a sábado

Download
Você já pensou em aprender canto, dança ou a tocar algum instrumento? Pode até mesmo fazer os três e dedicar-se a mais de um instrumento. Além de ser muito fácil e prazeroso, tudo acontece de forma lúdica e agradável, de acordo com o seu ritmo, no Espaço Fontes Musicais. Lá, o ambiente aconhegante, que em nada lembra as salas de aula tradicionais, exala música por todos os lados como um convite a fazer parte daquele universo de ritmos e sons. A escola funciona nos períodos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21 horas, e aos sábados somente no período da manhã, na Rua Tenente Luiz Ribeiro, 230, ao lado da Farmácia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Domingos Lopes, em Cataguases.

imageQuem dá o tom neste cenário musical é a talentosa professora Fernanda Fontes (foto ao lado) que começou a estudar piano aos 5 anos de idade com sua tia, Maria Laerce Fontes Furtado, e já aos doze passou a dar aulas, e não parou mais. Sua vida sempre esteve ligada à música, mais especificamente ao piano, instrumento no qual detém os títulos de Técnico, Licenciatura e Bacharelado pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Alguns anos depois formou-se em flauta doce pelo Conservatório Lia Salgado, de Leopoldina, onde também deu aulas, conta a diretora do Espaço Fontes Musicais, que começou a funcionar com este nome em 2005 sendo reconhecido pelo público pela seriedade e qualidade do trabalho desenvolvido.

imageAlém de Fernanda, seu irmão, Frederico Fontes (foto ao lado), além de ministrar aulas de diversos instrumentos (veja uma pequena amostra de seu desempenho na guitarra no vídeo ao final desta matéria), auxilia na administração da escola, revela, dedicando à ele um carinho especial: "O Fred é meu anjo da guarda", assegura. O time fica completo com mais seis professores que dão aulas de Musicalização Infantil, Piano, Teclado, Canto-Técnica Vocal, Coral, Violão, Guitarra, Contrabaixo, Cavaquinho, Flauta, Escaleta, Bateria, Percussão, Saxofone, Teoria e Percepção Musical, Harmonia Vocal e Funcional e Dança. "Todos estes cursos podem ter aulas individuais ou em grupo, de acordo com a preferência do aluno", explica ela. 

Fernanda informa também que o Espaço Fontes Musicais recebe alunos a partir de 3 anos até a fase adulta, sem limite de faixa etária. "Todos que queiram aprender música podem começar a estudar a qualquer momento de sua vida e em pouco tempo estará tocando o instrumento que escolheu, especialmente porque nossas aulas são personalizadas, ou seja, elas avançam de acordo com o ritmo do aluno", garante ela revelando que Cataguases "historicamente" produz músicos de qualidade. O espaço Fontes Musicais oferece certificados dos cursos Fundamental e Técnico do instrumento escolhido pelo aluno. Além disso, se for opção do estudante, também oferece o Diploma do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro mediante a realização de duas provas anuais em Muriaé com a Banca daquele Conservatório)

imageAlém das aulas, o Espaço Fontes Musicais selecionou um grupo de alunas sob a regência da própria Fernanda e vai começar a se apresentar em Cataguases e região, em eventos específicos, inicialmente em casamentos. Maria Clara Gouvêa Corrêa (13 anos), Giovanna Gouvêa Corrêa (10 anos), Ana Júlia Lage Vanni (12 anos) e Maria Spínola Ramos, de 10 anos, são as talentosas vocalistas do grupo que tem ensaiado um repertório muito especial conforme você poderá conferir através do vídeo gravado especialmente para esta matéria da música "Aleluia", de Leonardo Cohen, na versão de Álvaro Sampietro. Para contratar este grupo basta ligar para os telefones citados abaixo. Fernanda lembra que o Espaço ainda conta com outro grupo de profissionais que faz música ao vivo para casamentos e eventos variados. Além disso, participa como pianista performance em vários projetos.

No próximo dia 1º de fevereiro terá início o ano letivo no Espaço Fontes Musicais e quem quiser fazer um ou mais destes cursos oferecidos pode visitar a escola sem compromisso, conhecer sua infraestrutura que possui todas as salas climatizadas e até fazer uma aula experimental gratuita, antes de se matricular, revela Fernanda. Para se inscrever em um dos cursos o interessado pode mandar uma mensagem pelo aplicativo Whatsapp para o número (32) 9 8822-2450 ou através da página da escola no Facebook e, ainda, ligar para o telefone fixo (32) 3422-8984. A aula gratuita também pode ser agendada por um destes canais. Fernanda finaliza dizendo que o aprendizado da Música "é uma experiência fantástica, que promove o desenvolvimento individual e social, além de uma forma de expressão que aproxima as pessoas."

Assista a dois vídeos curtos sendo um do quarteto Espaço Fontes Musicais, formado por alunas e o outro uma apresentação do professor Fred Fontes. Veja também a galeria de fotos logo abaixo.







Tags: Fontes Musicais, Espaço, música, instrumento, escola





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: