Em 19/12/2018 às 07h00 | Atualizado em 19/12/2018 às 10h14

Acordo é cumprido e Ricardo Dias é eleito presidente da Câmara Municipal de Cataguases

Vitória por um voto confirma a previsão de aliados que se uniram apesar das diferentes legendas envolvidas

Os membros da Mesa Diretora eleita com o atual presidente Michelangelo Correa

Os membros da Mesa Diretora eleita com o atual presidente Michelangelo Correa

Download
Por oito votos a sete, o vereador Ricardo Geraldo Dias foi eleito presidente da Câmara Municipal de Cataguases tendo como vice o vereador Paulo Milane. O primeiro é do PCdoB e o segundo do PT. Para se elegerem contaram com os votos decisivos da bancada do PSDB e do Democratas, que apoiam o Executivo, além de outros partidos menores. Em um ano péssimo para o prefeito Willian Lobo de Almeida, recheado de derrotas e problemas que se avolumam, esta vitória surge como um alento tardio e renova suas esperanças por um ano novo melhor, porque este, certamente, ele gostaria de esquecer.

Para entender esta eleição é preciso lembrar que no início de dezembro, os atuais vencedores do pleito estavam apoiando a chapa de oposição, encabeçada por sargento Jorge Roberto. Paulo Milani e Ricardo Dias haviam assinado um oficio de apoio ao nome do colega. Porém, poucos dias depois, o vereador do PT rompeu seu acordo alegando orientação do Partido. O fato foi confirmado nesta noite de votação pelo Tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, Ari Luiz Guimarães, ele também um ex-vereador muito combativo e que durante a sessão, contrariando seu jeito enfático e efusivo de se manifestar, pregou em tom ameno o consenso e a obrigação do vereador de ajudar o prefeito a governar. Desse modo, ainda segundo Ari Luiz, a candidatura de seu correligionário tem este compromisso, completou.

imageRicardo Dias foi mais comedido. Experiente, percebeu que seu nome era o único capaz de agregar os demais companheiros que não queriam votar no candidato já declarado. Assim, fez o que ele mais gosta de fazer: Política. Negociou com o prefeito, que até outro dia era seu desafeto declarado tendo, inclusive, o ameaçado caçar seu mandato com a instalação de uma Comissão Processante, e como o mundo dá muitas voltas, desta vez não precisou girar muito para que ele obtivesse consenso entre os pares do chefe do Executivo. Conclusão: oito vereadores assinaram um ofício apoiando a chapa por ele criada tendo como vice, Paulo Milani. O pacto estava formado e era preciso apenas torcer para que todos cumprissem o prometido porque uma traição apenas daria a vitória ao seu oponente pelo critério de idade. 

imageVotação aberta e por escrito, como manda o Regimento Interno (uma vitória recente da opinião pública), foi rápida e sem burocracia. Os votos foram contados em seguida pelo secretário da Casa, vereador Vinícius Machado, reeleito pela terceira vez consecutiva para o mesmo cargo, na frente de um representante de cada chapa. O clima de tensão que antecedeu à votação, levou vários vereadores a discursarem, uma última e quase sutil tentativa de conquistar votos. Ao contrário do que aconteceu em janeiro de 2013, quando tudo estava combinado para a chapa da oposição vencer a disputa, o resultado surpreendeu a todos com a eleição do vereador Fernando Pacheco, candidato do então prefeito, Cesinha Samor. Desta vez, ao que parece, aprenderam a lição. Oito votos contados e já previamente previstos confirmaram Ricardo Dias presidente do Legislativo Municipal pela segunda vez. Faz história porque seu pai, Berto Geraldo Dias, na década de noventa, também ocupou o mesmo cargo por duas vezes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ricardo discursou em seguida emocionado e logo depois a sessão foi encerrada. Ele comemorou muito e até falou com a reportagem em uma transmissão ao vivo no Facebook ao lado de Paulo Milani e de Vinícius Machado. Em seu primeiro discurso como presidente eleito agradeceu os votos, parabenizou o sargento Jorge Roberto pela disputa "limpa e democrática", disse que vai devolver muito mais dinheiro para o Executivo do que seu antecessor e finalizou que pretende fazer a Câmara ser "de fato a Casa do Povo". Sargento Jorge agradeceu o apoio recebido e parabenizou Ricardo pela vitória e pediu seriedade no trato com a coisa pública. Ao Site, ainda no calor da vitória, o presidente eleito falou da emoção que sentia e da responsabilidade que vai assumir. Ele também lembrou que irá exercer o cargo pela segunda vez e reiterou seu desejo de fortalecer o Poder Legislativo. Ricardo Dias e a Mesa Diretora tomam posse no retorno das atividades do Legislativo, em fevereiro de 2019.


image
Clique aqui para saber mais.

Tags: eleição, Câmara Municipal, Ricardo Dias, presidência





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: