Em 14/12/2018 às 12h00 | Atualizado em 14/12/2018 às 10h05

Hospital de Cataguases elege por aclamação seu novo provedor

Posse será dia 03 de janeiro para mandato de quatro anos. Novo provedor, afirmou que vai trabalhar incansavelmente

A nova Mesa Diretora conta com médicos e membros da diretoria atual

A nova Mesa Diretora conta com médicos e membros da diretoria atual

Download
O contador José Roberto Furtado foi eleito por aclamação, provedor do Hospital de Cataguases para um mandato de quatro anos que vai ter início no dia 3 de janeiro próximo. A eleição aconteceu no anfiteatro do Hospital, às 19 horas desta quinta-feira, 13 de dezembro. Apenas uma chapa se apresentou para concorrer ao cargo e, em uma solenidade bastante objetiva, os novos membros da futura Mesa Diretora se apresentaram aos presentes. O atual provedor, Wilson Crepaldi Júnior, o Bill, desejou boa sorte aos eleitos e disse que apesar das dificuldades vivenciadas pela instituição o novo provedor e sua diretoria "vão conseguir realizar muita coisa boa para o nosso hospital".

A situação do Hospital de Cataguases, porém, é a de um paciente que está em estado terminal na UTI. Convive com uma dívida de cerca de R$ 12 milhões, tem atrasado o pagamento dos funcionários, médicos que trabalham no Pronto-Socorro, até o início de dezembro, havia cinco meses que não recebiam seus salários, o governo de Minas não repassa os recursos devidos contribuindo para asfixiar ainda mais o paciente, além disso precisa realizar obras estruturais como a construção de uma escada de emergência para caso de incêndio, fazer outras reformas no prédio, além de consertar três dos quatro elevadores que ontem estavam parados por causa de defeito, o que obrigou quase todos a subir seus doze andares para participarem da eleição. 

Um antigo problema, porém, parece estar ganhando contornos favoráveis. Trata-se da Fazenda da Fumaça, um presente que o Hospital ganhou de seu maior benfeitor e criador, Dr. Norberto Custódio Ferreira, com o objetivo, naquela época, de contribuir para a redução de suas despesas com o fornecimento de alimentos como verduras e legumes, leite e até carne. Porém, os tempos mudaram e atualmente a Vigilância Sanitária exige o cumprimento de uma série de normas para que alimentos sejam utilizados em hospitais. A fazenda acabou se tornando mais uma torneira por onde saem os reduzidos recursos do hospital, já que a instituição não pode vendê-la. 

Recentemente, a Mesa Diretora concluiu não ser mais possível destinar recursos para aquela propriedade e formou uma comissão administrativa para estudar e elaborar ações voltadas para a autosustentação da Fazenda. O presidente desta Comissão, Hênio Murilo de Barros Lemos Filho, contou aos presentes as principais ações até agora adotadas visando profissionalizar a administração da Fazenda da Fumaça e, assim, fazer com que ela se matenha e até possa dar lucro. A primeira iniciativa, revelou, é a realização de um serviço de georeferenciamento para comprovar o tamanho da propriedade. "A partir do resultado deste trabalho poderemos vender crédito de carbono para empresas, o que pode gerar uma boa receita para o hospital", disse. Paralelamente, a propriedade passou a receber ICMS Ecológico da Prefeitura de Santana de Cataguases em cumprimento a legislação vigente e aguarda para o princípio de janeiro a visita de profissionais para novas propostas sobre ações no local.

Em entrevista ao Site, o novo provedor, José Roberto, lembrou que a saúde no país está em crise e que aqui em Cataguases, a situação do hospital será administrada com a participação de toda a sociedade. "Nós vamos trabalhar, trabalhar e trabalhar. Precisamos do apoio de todos e da compreensão de que o momento é delicado", salientou. Ele disse ainda desconhecer em detalhes os problemas enfrentados pela instituição, mas sabe que o Hospital passa um momento dificil. "Assim que tomar posse em janeiro e conhecer em profundidade os problemas teremos condição de apontar o caminho a seguir, por enquanto - repetiu - vamos contar com apoio e a ajuda de todos, especialmente desta equipe que compõe a Mesa Diretora", completou.

Conheça abaixo os membros da Mesa Diretora e do Conselho Superior do Hospital de Cataguases a partird e janeiro de 2019.

Provedor: José Roberto Furtado
Vice-Provedor: Lúcio Moraes Lanziere
1º Secretário: Carlos Alberto Vieira Pinheiro
2º Secretário: José Mantovani Neto
1º Tesoureiro: Renato Simões Mariquito
2º Tesoureiro: José Sérgio Baião
Procurador: Eliermes Teixeira de Almeida

Conselho Superior
José Inácio Peixoto Neto
Joventino de Oliveira Alves
Patrícia Soares de Mendonça
Hênio Murilo de Barros Lemos Filho
José Wander Franzini
Wilson Crepaldi Júnior
Maria Bernadete Furtado Barbosa
Hudson Pinheiro de Faria
Marcelo Toiaiari Mattos
Júlio Ramos de Oliveira
José Luiz da Silva
José Newton Carvalho Thomé
Paulo Roberto Marinho Ramos
Florisa Coutinho Aguiar
João Batista Martins

Suplentes
José Wanderley Barcellos Garcia
Marco Antônio Cadete de Souza
Marcos Leite de Souza
Ullisses Portela Neto
Abrão Pereira da Silva

Tags: hospital de Cataguases, Provedor, Mesa Diretora, eleição





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: