Em 03/12/2018 às 20h30 | Atualizado em 03/12/2018 às 19h14

Governo de Minas já sabe qual empresa vai concluir a "estrada da Empa"

Licitação aconteceu no dia 20 de novembro último, mas o início das obras ainda não está definido e deve ser definido pelo próximo governador

A reportagem acompanhou, à época, o trabalho dos topógrafos no local

A reportagem acompanhou, à época, o trabalho dos topógrafos no local

Download
No último dia 20 de novembro foi realizada em Belo Horizonte, pelo DEER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), a licitação para reforma e conclusão do trecho conhecido como "estrada da Empa" que vai ligar Cataguases até a estrada de acesso a Leopoldina. A obra, é considerada estratégica para o desenvolvimento do município e, por isso, uma das mais importantes da atualidade e que está paralisada há cerca de vinte anos. Em fevereiro de 2017 uma equipe de topógrafos do DEER-MG fez o levantamento do trecho que precisa ser concluído, de cerca de 1,8 km de extensão até à chegada da BR-120.

imageA empresa vencedora é a Construtora Wantec Ltda, que fez a melhor proposta. Por R$ 10.630.006,68 ela tornou-se apta a realizar o trabalho, devendo apenas aguardar a conclusão do processo, para receber a ordem de serviço por parte daquela autarquia autorizando o início da obra. O trecho que vai a ser reformado e concluído tem 6,4 km de extensão. A estrada começou a ser construída e teve cerca de dois terços pavimentada, mas foi paralisada devido a uma alteração na legislação da época que impediu sua conclusão. Agora, a Wantec terá que reformar o trecho construído que está abandonado todos estes anos e completar a abertura da estrada, conforme consta do processo licitatório.

Apesar da licitação não ser garantia de que a obra será realizada, porque depende da disponibilidade de recursos e, principalmente, por causa da situação de penúria dos cofres do Estado, setores importantes da economia do município, especialmente a Energisa, a maior arrecadadora de impostos da região, vêm fazendo gestões junto ao atual governo que culminaram com a realização da licitação para a obra e, também, vem mantendo conversações com o futuro governador Romeu Zema, para que ele priorize esta iniciativa que é considerada vital para o crescimento de Cataguases. A expectativa neste sentido é otimista, conforme relataram ao site alguns dos envolvidos, mas todos preferem não comentar a respeito até que o primeiro metro de asfalto seja assentado novamente naquela estrada. (Foto: Arquivo)


Tags: estrada da empa, licitação, governo, reforma





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: