Em 18/10/2018 às 12h00 | Atualizado em 18/10/2018 às 11h34

Começa o Festival Ver e Fazer Filmes e vida cultural da cidade se movimenta

O ator e diretor Marco Andrade fala sobre a magia do cinema e sua importância na sociedade

O ator e diretor Marco Andrade fala sobre a magia do cinema e sua importância na sociedade

Download
Teve início na noite desta quarta-feira, 17 de outubro, a sexta edição do Festival Ver e Fazer Filmes. No final da tarde, os organizadores realizaram uma coletiva com a imprensa que contou com as presenças do prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida e do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fausto Menta, além de André Di Mauro, diretor do curta documentário "Humberto Mauro" que abriu oficialmente aquele evento. O Festival é realizado pelo Instituto Fábrica do Futuro, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com o patrocínio da ENERGISA, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, e a parceria da Prefeitura de Cataguases, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

imageCom a plateia tomada por crianças e adolescentes de diversas cidades da região onde o Polo Audiovisual da Zona da Mata atua, César Piva, fez a abertura oficial do Festival incentivando os presentes a "assistir filmes e a fazer filmes", aliás, este é o lema do evento que distribuiu camisas aos presentes com a frase "Veja Filmes, Faça Filmes", alusão também ao nome do evento que a cada ano, conforme detalha César, "vem ampliando seu público e fortalecendo o trabalho do Polo Audiovisual". Pouco antes, ele revelou os projetos que estão em andamento e contam com a parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. "Estamos participando de dois grandes editais, um da Unesco e outro da Ancine, e se formos agraciados vão dar um grande impulso ao projeto do Polo Audiovisual", disse.

Ainda durante o bate papo com a imprensa, César contou sobre o início das filmagens do mais novo filme de Ruy Guerra, um dos principais nomes do cinema de língua portuguesa e que aos 87 anos de idade, começará a rodar na próxima semana o seu novo longa (A história de um crime). Por conta disso, acrescentou César, o Festival Ver e Fazer Filmes fará uma homenagem à ele pelo conjunto da obra e também será exibido seu último longa, "Quase Memória". Fausto Menta lembrou que sua Secretaria vem prestando total apoio às atividades do Polo "porque temos o mesmo propósito que é o de alavancar o Cinema em nossa região", disse. O prefeito Willian Lobo comentou sobre a aquisição do Cine Edgard e que vem buscando recursos para reformá-lo para que ele seja um grande espaço multiuso para grandes eventos. Por fim o diretor André Di Mauro (primeira foto abaixo), comentou o documentário sobre seu tio avô, Humberto Mauro. Ele assistiu toda a obra do pai do cinema e selecionou setenta filmes para escolher imagens que compõem o seu documentário que conta a história do próprio Humberto. O resultado na tela emocionou o público. 

image

image

image

image

Tags: festival, Ver e Fazer, cinema, cultura





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: