Em 14/09/2018 às 07h00

Escola de Piacatuba promove 1ª Festa do Livro Infantojuvenil

As ações têm como objetivo estimular o hábito de ler nas crianças a partir dos 4 anos de idade

As ações têm como objetivo estimular o hábito de ler nas crianças a partir dos 4 anos de idade

Download
No próximo sábado, dia 15, a Escola Estadual Doutor Pompílio Guimarães realizará a 1ª Festa do Livro Infantojuvenil de Piacatuba (distrito de Leopoldina), com uma manhã repleta de atividades de promoção da leitura e do universo lúdico da literatura. Assista ao vídeo ao final da matéria.

As ações têm como objetivo estimular o hábito de ler nas crianças a partir dos 4 anos de idade, através de músicas de cantigas de roda e contação de histórias, e para as crianças do Fundamental I, já plenamente alfabetizadas, será trabalhado o livro "A cidade do casamento", da escritora cataguasense Renata Barbosa, que culminará no encontro com a autora para uma conversa sobre sua obra.

As contações de histórias serão desenvolvidas pelos acadêmicos de pedagogia da Universidade Estadual de Minas Gerais, (UEMG/Leopoldina), que é parceira institucional do projeto. Os estudantes fazem parte do grupo O CONTO SONORO, que sob orientação da professora Anicézia Romanhol Bette, da UEMG, desenvolvem este tipo de atividade. 

Dentro da programação ainda haverá o lançamento do livro "Histórias Fantásticas no Reino da Fantasia", dos alunos do 6º Ano, show de mágica com Emanuel Messias, e  também o de cantigas de roda na Praça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Para a diretora da Escola Dr. Pompílio Guimarães, Ana Cláudia de Azedias Pereira, a realização da Festa do Livro é um novo estágio no hábito da leitura dentro da escola. "Este é um projeto que corrobora com a importância que nossa escola dá ao universo das letras e dos livros e integra os alunos ainda mais à comunidade, uma vez que usaremos a praça para as festividades, e que faz parte do dia a dia deles, pois é lá que leem durante as aulas." 

Já para o professor de Língua Portuguesa, Geraldo Filho, o evento é uma oportunidade para os alunos verem os vários gêneros textuais trabalhados ao longo do ano letivo em um único momento. "Dentro da programação teremos cordel, teatro, romance, contação de histórias e poesia, além do lançamento de um livro escrito pelos alunos. Nossa proposta é trabalhar com os alunos a leitura crítica e reflexiva, para além da literária, que é fantástica e leva às duas primeiras, mas, hoje, eles já sabem diferenciar texto verbal de não-verbal, ações implícitas e explícitas, ou seja, esta festa é o ponto alto do estímulo diário ao hábito de ler que realizamos dentro da escola", encerrou.

A programação completa da 1ª Festa do Livro Infantojuvenil de Piacatuba está a seguir:

imageLocal: Escola Dr. Pompílio Guimarães
08:00 – Abertura da Festa 
08:15 – Contação de histórias com os acadêmicos da UEMG
09:00 – Lançamento do livro "Histórias Fantásticas no Reino da Fantasia"
 
Local: Gramado Restaurante das Pedras
09:30 – Monólogo Teatral "Contos mágicos e de Piacatuba também" com Bernardo Pyramo       
09:40 – Show de mágica com Emanuel Messias
10:20 – Encontro com a escritora Renata Barbosa sobre o livro "A cidade do casamento"
10:50 – Encerramento na praça com cantigas de roda
  
A Festa do Livro Infantojuvenil tem programação gratuita e é para crianças de 4 a 12 anos de idade e conta com o apoio institucional da UEMG/Leopoldina e o patrocínio do Restaurante das Pedras, Água Hélios, Colégio Equipe de Leopoldina, Damata Bebidas e Neoprint.  

Fonte: Geraldo Filho

Tags: Piacatuba, livro, literatura, festa, infantojuvenil





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: