Em 18/08/2018 às 20h00 | Atualizado em 19/08/2018 às 11h00

Hoje foi o DIA D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite

Sábado também foi dia de vacinação antirrábica canina e felina

O Dia D imunizou contra o sarampo e a polio e possibilitou a atualização de outras vacinas.

O Dia D imunizou contra o sarampo e a polio e possibilitou a atualização de outras vacinas.

Download
Neste sábado, dia 18, aconteceu o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo e a Poliomielite. A vacinação acontece desde o dia 6 de agosto e vai até o dia 31, mas neste sábado aconteceu a mobilização nacional. Em Cataguases as vacinas foram oferecidas na Policlínica Municipal e em todas as unidades básicas de saúde, exceto nas dos bairros Primavera e Vila Reis. A população alvo é composta de crianças de um ano até quatro anos 11, meses e 29 dias. A meta mínima a ser alcançada no município corresponde a 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo, conforme afirmou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Amanda Penha. Além disso, o Dia D permite que todos atualizem suas cadernetas de vacinação.

O Rotary Clube foi um dos parceiros desta iniciativa, uma vez que as campanhas de vacinação fazem parte de suas diretrizes em todo o mundo. Em parceria com a Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde, Casa da Amizade, Rotaract,Interact,Polícia Militar,TG 04-033 e Centro Educacional Cataguases (CEC), a entidade participou nesta manhã, no bairro São Marcos, da iniciativa. Além da campanha de vacinação, foi realizado também aferição de pressão arterial e exame glicemia dos moradores. Nos demais pontos de vacinação a movimentação também foi intensa.

Com relação ao sarampo, vale lembrar que, independentemente dessa força-tarefa, o Ministério da Saúde disponibiliza duas doses do imunizante para todos até 29 anos de idade e uma dose única para aqueles entre 30 e 49 anos. Caso você não tenha recebido alguma delas, basta ir ao posto de saúde mais próximo e atualizar sua caderneta de vacinação. A injeção é contraindicada apenas para gestantes, pessoas com imunidade baixa – causada por alguma doença ou medicação –, crianças expostas ou infectadas pelo vírus HIV e pacientes com história de crise alérgica grave após aplicação de dose anterior.

Vacinação Antirrábica

imageParalelamente, o Núcleo de Endemias do município continuou com a sua campanha de vacinação antirrábica canina e felina na área urbana. Foi o segundo sábado seguido em que os cataguasenses puderam levar seus pets para receber a dose em pontos estrategicamente definidos: Praça Sandoval Azevedo (Pracinha do Dr. Lídio), Praça de Esportes, Praça do bairro Guanabara, postos de saúde dos bairros Imê Farage e Leonardo, antigo Bar do Silvinho (também no Leonardo), Escola Municipal Maria José Peloso (bairro Ana Carrara), Escola Estadual Dr. Norberto (bairro Granjaria), próximo da loja Miosótis (também no Granjaria),  Bar da Bia (bairro Miguel), praça do bairro Colinas, ponto final Rua Francisco Tavares Noleto (bairro Izabel Tavares),  Bar do Sr. Pedro (Horto Florestal).

Esta campanha continua nos dois próximos sábados de 8 às 16 horas. Confira abaixo os locais.

25/08/2018
Thomé – Posto de Saúde

Sebastião Adolfo – Bar do Sebastião Adolfo

Pouso Alegre/Beco São José – Mercado Beija - Flor

Pouso Alegre – Bar do Manoel

Sol Nascente – Ponto final do Ônibus

Popular – Posto de Saúde

Pampulha – Entrada do Marote

Marote – Fábrica de tijolos

São Diniz – Escola Municipal Manoel Dutra Siqueira

São Cristovão – Em frente à Mercearia Torres

Vila Tereza – Praça José Inácio Peixoto

Taquara Preta –  Antigo IDAIC

Taquara Preta – Ponto Final do Ônibus

 

01/09/2018
Mercado do Produtor

Policlínica – Praça do BNH

Vila Reis – Escola Municipal Carmelita Guimarães

Vila Reis – Praça próximo entrada do Carijós

Carijós – Rua Espírito Santos Próximo Ao N° 420

Justino – Posto de Saúde

São Vicente – Padaria Ponto final do Ônibus

Haidêe - Próximo ao antigo SESI

Haidêe – Posto de Saúde

Haidêe – Sede da associação de moradores

Menezes – Campo Praça Menezes

Bandeirantes – Igreja Católica

Bandeirantes – Posto de Saúde

Autor: Da Redação

Tags: Vacinação, Dia D, Sarampo, Poliomielite, Antirrábica, Saúde





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: