Em 18/08/2018 às 16h00 | Atualizado em 18/08/2018 às 16h54

Na próxima quinta-feira acontece o segundo casamento comunitário de Cataguases

Em 2017 aconteceu o primeiro casamento, quando 32 casais oficializaram sua união.

Em 2017 aconteceu o primeiro casamento, quando 32 casais oficializaram sua união.

Download
Será na próxima quinta-feira, dia 23 de agosto, o segundo casamento comunitário de Cataguases, a partir das 19 horas, no Ginásio Poliesportivo. A iniciativa é da Defensoria Pública da Comarca, que realiza o evento em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e com o Cartório de Registro Civil. No ano passado aconteceu a primeira iniciativa deste que é um projeto da Defensoria Púbica de Minas Gerais, quando 32 casais cataguasenses oficializaram sua união civil numa concorrida cerimônia no salão social Clube do Remo.

O sucesso foi tanto que este ano vão se casar 85 casais heterossexuais e, como novidade, três casais homoafetivos, reforçando a proposta inclusiva e de promoção de direitos de cidadania do projeto. As inscrições foram realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social no primeiro semestre do ano. Conforme destaca a responsável pelas inscrições, a coordenadora daquela secretaria, Camila Oliveira Spíndola, a procura foi muito grande. "O grande alcance social do projeto é evidente, uma vez que permite a estes casais a garantia de seus direitos e a regularização de sua situação civil, respeitando suas escolhas e opção sexual", afirmou, lembrando que o casamento é totalmente gratuito.

imageSegundo ela, o grande número de inscritos fez com que o Cartório de Registro Civil precisasse de um tempo maior para efetuar o trâmite burocrático da documentação de todos os casais, o que adiou a cerimônia que, inicialmente, seria em junho. Paralelamente, toda a logística do evento, como o local e as parcerias, patrocínios e apoios, demandou um tempo maior para que o casamento fosse verdadeiramente a realização do sonho dos envolvidos e de seus familiares.

Inédito na região, o primeiro casamento comunitário de Cataguases, em 2017, foi marcante. Na época a defensora pública Eliana Oliveira Spíndola (foto acima), responsável pela iniciativa na cidade e grande entusiasta da causa, afirmou que aquela era a oportunidade de "garantir um casamento com cidadania, dignidade e valorização da família para os casais envolvidos". Segundo ela, no que depender da defensoria púbica da comarca de Cataguases, os casamentos comunitários serão realizados anualmente.


Autor: Da Redação

Tags: casamento comunitário, Cataguases, Defensoria Pública





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: