Em 19/07/2018 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Polícia Civil cria grupo para investigar fake news

Equipe será liderada por uma delegada e vai atuar apurando denúncias feitas pelo cidadão

As redes sociais são as preferidas por criminosos para divulgarem notícias falsas

As redes sociais são as preferidas por criminosos para divulgarem notícias falsas

Download
Pessoas que costumam divulgar notícias falsas, as chamadas "fake news", acabam de ganhar aqui na região, um inimigo poderoso. A Polícia Civil. Aquela instituição montou um grupo especializado para apurar crimes ligados à divulgação deste tipo de notícia. O Grupo Especializado de Combate às Fake News pretende evitar a disseminação das notícias falsas, principalmente aquelas que visam a difamar, caluniar e injuriar pessoas por meio das redes sociais. Conforme o chefe do 4º Departamento da Polícia Civil, Carlos Roberto da Silveira Costa, a criação da equipe, que será formada por um delegado, dois investigadores e um perito criminal, aconteceu depois que foi notado um aumento no número deste tipo de ocorrência. 

O treinamento da equipe será feito em Belo Horizonte. O grupo será responsável pelas investigações de crimes ocorridos em todo o âmbito do 4º Departamento, que engloba 86 municípios, tendo como cidades polo Juiz de Fora, Muriaé, Ubá, Leopoldina e Viçosa. A Polícia Civil destacou que, quando uma pessoa cria e propaga uma falsa notícia, pode configurar crime contra a honra (calúnia, difamação ou injúria), dependendo do conteúdo. A titular desta equipe será a delegada Mariana Veiga.

Uma das preocupações se dá com o período eleitoral. "Este é um tipo de crime mais complexo, que demandava a criação deste grupo. Além disso, causa um dano enorme à vida da vítima, como, por exemplo, aquelas que têm fotos divulgadas como sendo falsamente autores de algum crime. Com a criação do grupo, vamos conseguir concentrar as investigações e dar mais celeridade" comentou, acrescentando que a escolha da equipe foi feita de forma especial, buscando aqueles que já tinham afinidade com a área cibernética. As denúncias poderão ser feitas diretamente nas delegacias de polícia, acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Michele Meireles

Fonte: Tribuna de Minas

Tags: fake news, polícia civil, notícia, crime,





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: