Em 05/07/2018 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Alunos vencedores da "1ª Mostra Girarte-Arte em Toda Parte" visitam o Inhotim

Passeio aconteceu no último fim de semana e levou quarenta estudantes a conhecer maior museu de arte contemporânea da América Latina

A iniciativa foi mais um desdobramento da "1ª Mostra Girarte" que ocorreu no final de maio e começo de junho

A iniciativa foi mais um desdobramento da "1ª Mostra Girarte" que ocorreu no final de maio e começo de junho

Download
O último sábado, 30 de junho, foi um dia especial para mais de quarenta alunos da Escola Municipal Professora Carmelita Guimarães, situada na Vila Reis, em Cataguases. Eles viajaram a Brumadinho-MG, para conhecer o Museu do Instituto Inhotim, que possui um dos maiores acervos de arte contemporânea da América Latina. A iniciativa foi mais um desdobramento da "1ª Mostra Girarte" que ocorreu no final de maio e começo de junho deste ano em plena Praça Rui Barbosa, e mobilizou toda comunidade escolar e população cataguasense em um evento de grande impacto social, educacional e artístico, conforme informa Marcus Diego, coordenador do Girarte.

imageAo chegarem no Museu Inhotim, os alunos, moradores da Vila Reis e Bairro São Vicente foram recebidos com entusiasmo por profissionais do Programa "Inhotim para Todos" que lhes deram as boas-vindas e conversaram rapidamente a respeito do que os alunos entendiam sobre o conceito da palavra "contemporânea", além de explicar a mistura magnifica que compõe a identidade do Museu, onde podemos ver galerias de arte, obras de renomados artistas a céu aberto e uma grande variedade botânica, explicou Diego.

Para o Grupo de Pesquisa Girarte a iniciativa não se concretiza apenas como um meio de entretenimento, mas também como forma de divulgar e estimular a visita aos complexos culturais existentes em Minas Gerais, ressaltando e valorizando cada um deles. "Viabilizar o acesso ao Instituto Inhotim para quem vive no interior de Minas é uma oportunidade única para muitos dos envolvidos neste projeto que entram em contato com obras e trabalhos que ampliam a visão de mundo, e desenham uma nova perspectiva da construção de arte no mundo contemporâneo", revela Marcus Diego. Para ele "esta visita foi além de entretenimento, uma vez que estimulamos reflexões, autoestima e a construção de sonhos que se encontram com a realidade. Foi possível alcançar este resultado real vendo a reação, alegria, euforia, estranhamento, questionamentos de cada aluno ao ver as diferentes obras espalhadas pelo parque", completou.

imageAlém deste passeio com os estudantes, o Projeto "1ª Mostra Girarte-Arte em toda Parte" ainda terá mais um desdobramento, revela Diego, visando oportunizar aos professores destaques da "1ª Mostra" a chance de vivenciar um dia de trabalho com os artistas do "Grupo de Pesquisa Girarte". Neste caso a proposta é permitir que os discentes destaques, possam participar de um "Ensaio Aberto", onde poderão visitar o Centro Cultural Humberto Mauro e entender de perto um pouco da rotina de um artista profissional, explicou. 

A "1ª Mostra Girarte-Arte em Toda Parte" tem patrocínio da Bauminas via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Zollern, apoio master da Energisa e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e da Casa de Cultura Simão e Fundação Simão José Silva. Além disso, mantém parceria com a Prefeitura Municipal de Cataguases.

Mais informações sobre o projeto visite www.projetogirarte.com.br. Veja fotos da visita na galeria abaixo.




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Grupo Girarte

Tags: Inhotim, Girarte, museu, alunos





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: