Em 29/06/2018 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Sicoob Coopemata abre ciclo de palestras com o tema "Capital de Giro"

Público lotou o auditório da cooperativa na abertura do ciclo que vai percorrer todas as cidades onde o Sicoob Coopemata atua

Professor Hiroshi Ouchi abre o Ciclo de Palestras do Sicoob Coopemata com o tema Capital de Giro

Professor Hiroshi Ouchi abre o Ciclo de Palestras do Sicoob Coopemata com o tema Capital de Giro

Download
O Sicoob Coopemata abriu na noite desta quinta-feira, 28 de junho, no auditório de sua sede própria em Cataguases, o seu Ciclo de Palestras 2018 voltado para cooperados, funcionários e público em geral. A iniciativa, que aconteceu pela primeira vez em 2017, foi um sucesso e retorna este ano - abordando novos temas - percorrendo todas as cidades onde aquela Cooperativa de crédito tem Pontos de Atendimento, conforme informou seu presidente, César Augusto Mattos. 

Para abrir o Ciclo de Palestras esteve em Cataguases o Professor Mestre em Administração da Fundação Dom Cabral, Hiroshi Ouchi. Ele abordou o tema "Capital de Giro" para uma plateia atenta e curiosa por conhecer detalhes deste importante setor das empresas e que muitas vezes pode passar desapercebido pelos administradores. Dosar na medida certa o capital de giro pode contribuir decisivamente para o sucesso ou o fracasso de uma empresa, disse em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes.

imageNa prática, professor Hiroshi foi além do tema, abrangendo outros assuntos muito comuns em Finanças e nas operações que acabam levando as empresas a terem problemas. "Na verdade a abordagem sobre Capital de Giro busca identificar mecanismos para a redução de risco financeiro das empresas e uma análise mais adequada de como trabalhar com financiamento para cada tipo de investimento. Então a gente vai olhar primeiro para a necessidade de capital de giro gerada pela operação e, depois, como trabalhar o capital de giro para suprir essa necessidade de forma adequada", explicou.

Conceitos técnicos e dicas para as empresas foram também repassados ao público a fim de que possam fazer um melhor uso das análises financeiras em seus negócios e reduzirem risco. Uma delas citadas pelo professor é "evitar crescer demais a necessidade de capital de giro por excesso de estoque, por excesso de contas a receber, por mau equacionamento das atividades operacionais" exemplificou. E concluiu: "Quando a gente trabalha melhor a necessidade de capital de giro a gente reduz o nível de investimento necessário para fazer uma boa operação e consegue ter um retorno mais adequado e com menor risco de não ter dinheiro em caixa."

imageCésar Mattos abriu o evento explicando que aquela iniciativa "são aqueles valores intangíveis, o que nós podemos oferecer a mais para o nosso cooperado. Nós damos a eles a explanação sobre assuntos que eles mesmos escolheram, através de uma pesquisa, como forma de ajudá-los na gestão de suas empresas, de suas finanças pessoais", explicou. Ele acrescenta dizendo que o objetivo da Cooperativa é que "nosso cooperado cresca, para que a cooperativa também cresça impulsionado pelo crescimento deles." César lembrou que eventos como este objetivam também a melhoria de gestão das empresas que são nossas cooperadas e parceiras, nós oferecemos gratuitamente este ciclo de palestras todos os anos", completou.

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Coopemata, Sicoob, palestra, capital de giro





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: