Em 18/06/2018 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Regional de Saúde realiza workshop sobre Segurança do Paciente

O Workshop reuniu mais de 81 profissionais da área de saúde da região

O Workshop reuniu mais de 81 profissionais da área de saúde da região

Download
A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária, realizou o "Workshop de Segurança do Paciente", que aconteceu nos dias 12 e 13 de junho, na Casa de Caridade Leopoldinense. O evento teve como público alvo representantes das Vigilâncias Sanitárias municipais, coordenadores da Atenção Primária à Saúde, farmacêuticos, técnicos em radiologia e enfermeiros dos hospitais da região, totalizando 81 participantes. Inicialmente o Workshop estava previsto para ser realizado no último andar do Hospital de Cataguases, mas ele está interditado pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que exige a construção de uma escada para saída de emergência, conforme informou a supervisora administrativa, Maria Inês Dal Bianco.

O encontro foi dirigido pela coordenadora de Vigilãncia Sanitária da GRS, Maria Luíza da Silva de Souza que também fez uma palestra sobre "Segurança do Paciente em Vigilância Sanitária e teve como objetivo principal capacitar representantes municipais e dos hospitais sobre a implementação da Segurança do Paciente. O Workshop contou com a presença do enfermeiro Franklin Inácio da Silva, responsável técnico pela Casa de Caridade Leopoldinense, que falou sobre "Desafio em Segurança do Paciente", e recebeu ainda representantes de outras instituições de saúde e de prefeituras da região. O evento terminou no final da tarde de quarta-feira, 13 e, conforme revelou Maria Inês "foi muito útil e proveitoso para todos da área de saúde por abordar um tema tão relevante".

As palestras foram proferidas por Elói de Oliveira Rodrigues, que é o responsável técnico pelo Hospital de Cataguases, falou sobre "Quais os maiores desafios na gestão de um líder". Conforme revelou, "o segredo é saber influenciar positivamente sua equipe e mantê-la motivada, conduzindo e estimulando-a a desenvolver o seu melhor potencial, promovendo todos os meios para a prestação de uma assistência de qualidade", enfatizou. A enfermeira Raquel Cunha, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Cataguases, abordou o tema Organização, Vigilância e Controle das Infecções Hospitalares. Ela destacou ser "de grande importância ter uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar bem estruturada para o bom desempenho do serviço, garantindo assim a efetivação das ações propostas no controle das infecções." E também o enfermeiro Peterson Gomes Faria, do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Cataguases, fez palestra com o tema "Segurança do Paciente e Qualidade em Saúde". Ele reforçou que a "segurança do paciente é definida como a redução do risco de danos desnecessários até um mínimo aceitável". (Fotos cedidas pelos participantes)

image

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: hospitais, Saúde, Gerência Regional, segurança, paciente





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: