Em 04/06/2018 às 15h59 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cefet-MG Leopoldina abre inscrição para curso de Engenharia da Computação

Unidade acaba de ganhar seu segundo curso de nível superior e as aulas vão começar no segundo semestre

Cefet unidade Leopoldina está com inscrições abertas para seu novo curso de graduação

Cefet unidade Leopoldina está com inscrições abertas para seu novo curso de graduação

Download
O Centro Federal de Educação Tecnológica - Cefet-MG, unidade Leopoldina - acaba de ganhar o curso superior de Engenharia da Computação. Esse é o segundo curso de graduação daquele câmpus que já conta com o de Engenharia de Controle e Automação, criado em 2005. A informação foi prestada pelo diretor daquela unidade, professor doutor Douglas Martins Vieira da Silva, que revelou também ter sido aberta nesta segunda-feira, 04 junho, o período de inscrições para o processo seletivo.

Podem se inscrever os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, e que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2017. De acordo com o edital (clique aqui), serão ofertadas 30 vagas e não haverá cobrança de taxa de inscrição. As aulas terão início no 2º semestre de 2018 e o curso tem duração de 5 anos, totalizando 3.600 horas, em turno integral. O Coordenador do novo curso, professor Maicon Stihler, o público alvo são pessoas interessadas em trabalhar com tecnologia e desenvolvimento de sistemas. 

"É um curso que tem uma certa similaridade com a Engenharia de Controle e Automação, porém, o foco é diferente. Enquanto os estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação estão focados mais na inteligência da automação e seus processos de controle, o pessoal que trabalha com a Engenharia da Computação está mais focado no desenvolvimento do software, que vai estar envolvido nesses sistemas e nos equipamentos, também em projetos de hardware, circuitos, computação embarcada, entre outros. O campo de atuação, além das indústrias, é um profissional que pode trabalhar como autônomo, desenvolvendo sistemas tanto para internet, sistemas gerenciais, enfim, é um perfil bastante flexível, que pode encontrar aplicação em vários setores da economia, tanto em Leopoldina como em outras cidades", explicou.

imageO diretor do Cefet Leopoldina, Douglas Martins Vieira da Silva, comentou que o anúncio do novo curso é motivo de muita satisfação de todos que se empenharam no projeto. "É um curso gratuito e de qualidade. Leopoldina e região ganham com isso. Temos uma nova opção, permitindo que nossos filhos fiquem bem próximos, não precisando ir para longe para estudar", contou, em entrevista ao Jornal Leopoldinense. Ele acrescentou que o novo curso dá à unidade de Leopoldina o status universitário, que consiste em ser reconhecido pelo Ministério da Educação como universidade, não sendo necessária a autorização por parte do MEC para abrir novos cursos, diminuindo as instâncias burocráticas para os pedidos. 

Douglas Vieira revelou ainda que, além da aprovação do curso superior de Engenharia da Computação, a tendência é que o Cefet Leopoldina tenha mais cursos aprovados, como o de Engenharia Mecânica, que tem grandes possibilidades de ser ofertado na cidade, tendo em vista que já recebeu parecer favorável em uma instância, faltando apenas mais um passo para ser anunciado. Outra novidade é a construção de um restaurante universitário no Cefet, investimento da ordem de R$ 12 milhões. A previsão é de que ele sirva até 600 refeições diárias entre almoço e jantar ao preço unitário de R$ 1,50 por refeição. A expectativa da direção do Cefet-MG Leopoldina é de que a licitação desta obra ocorra ainda este ano. (Fotos: Arquivo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Jornal Leopoldinense Online

Tags: curso, engenharia, Cefet-MG, Leopoldina





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: