Em 01/06/2018 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Começa nesta sexta-feira, a 1ª Mostra Girarte - Arte em toda parte

fim de semana terá dança com o Projeto Girarte e estudantes de Cataguases

fim de semana terá dança com o Projeto Girarte e estudantes de Cataguases

Download
O Grupo de Pesquisa Girarte realiza nesta sexta-feira e amanhã, sábado (1º e 02 de junho) a "1ª Mostra Girarte-Arte em Toda Parte". Mais de 200 participantes vão explorar os mais diferentes movimentos corporais e estilos musicais. Uma grande diversidade que vai do funk ao gospel, ressaltando e respeitando a expressão e particularidade de cada participante, em exprimir através do corpo em movimento uma desconstrução do conceito da palavra "DEMOCRACIA", tema desta Mostra.

Curiosamente, o tema foi definido em 2017 e, de forma inesperada, se cruza com a atual situação do país, lembra o coordenador do evento, Marcus Diego. Segundo ele "a arte sempre esteve presente nos vários momentos de mudança do mundo, e por acaso, temos a oportunidade de em nossa cidade, neste momento, realizar esta reflexão da atual situação do nosso país de maneira singular, considerando a visão de crianças e jovens acerca do tema, através de uma exploração corporal totalmente criativa", explicou. 

imageO evento vai distribuir R$ 8.450,00 em premiações, incluindo a locação de um ônibus com destino ao Instituto Inhotim, onde a escola da equipe vencedora poderá selecionar 40 alunos para conhecer um dos maiores acervos de arte contemporânea a céu aberto da América Latina, além de inúmeros brindes que serão disponibilizados para os que forem considerados bailarinos destaque pelos jurados da Mostra, acrescentou. 

Para isso o corpo de jurados será formado pela bailarina Assunta Leone, bailarina Mariana Martins, dançarino Mário Ferreira, bailarina Marcella Alves e bailarina Melissa Travagini. Eles serão responsáveis por decidir quais coreografias passarão para fase de voto popular on-line, onde a população definirá quais serão os vencedores da Mostra. A votação será realizada através do site www.projetogirarte.com.br e estará liberada de 8h às 18h do dia de amanhã, sábado, 02 de junho, informou Marcus Diego.

imageA Mostra se consolida como desdobramento de um trabalho de consultoria em Dança, que vem sendo realizado em diferentes escolas desde o mês de abril deste ano. Os artistas consultores são Deliana Domingues, Lidiane Matias, Leandro Guimarães, Luccas Marshall, Milena Martins, Marcus Diego, Natália Barros, Tatiane Dias e Wildney Carvalho. A programação completa da "1ª Mostra Girarte-Arte em Toda Parte" e detalhes do projeto podem ser conferidos no site www.projetogirarte.com.br

A "1ª Mostra Girarte" conta com patrocínio do Grupo Bauminas via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e apoio da Fundação Simão José Silva, Casa de Cultura Simão, Energisa e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho. Além disso conta com a parceria do Pró-Vida Cataguases e Prefeitura de Cataguases através de suas Secretarias de Cultura e Turismo, Assistência Social, Educação e Secretaria de Esportes. (Fotos: Girarte)

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Texto do Projeto Girarte

Tags: dança, Girarte, pesquisa, coreografia, Marcus Diego





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: