Em 20/05/2018 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Evento celebra Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Jovens

O evento destacou a importância da mobilização em torno de temas como este, para conscientizar a população

O evento destacou a importância da mobilização em torno de temas como este, para conscientizar a população

Download
Em 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Em Cataguases, a data foi lembrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com um evento, na Chácara Dona Catarina, na parte da manhã. Alunos de escolas municipais e estaduais, e integrantes de programas sociais, como o Adolescente Cidadão e AABB Comunidade, participaram de um bate-papo com a equipe de profissionais do CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), que abordaram o tema "Esquecer é permitir, lembrar é combater", com o foco voltado principalmente para o fortalecimento da rede de proteção social e de garantias de direitos, conforme destacou a Secretária Mirialane Licazli.

imageEla também falou da importância da denúncia e do papel fundamental da sociedade como co-adjuvante nesta proposta, seja na escola, pela observação dos profissionais de educação, seja por vizinhos, parentes ou pelas próprias vítimas. "Sabemos que a maioria dos abusos são feitos por pessoas próximas da criança e do adolescente, por isso temos que motivá-los a denunciar e também os adultos que convivem com a vítima de abuso e percebem alguma mudança de comportamento na criança ou no jovem. Na escola, por exemplo, estas mudanças são muito visíveis", observou a secretária.

Na sequência, os estudantes foram divididos em grupos para trabalharem o tema proposto. Após isto, a equipe do PROLER de Cataguases fez uma apresentação e a programação teve continuidade em dois shows de dança de alunos presentes. Um pula-pula montado no local garantiu a brincadeira para os mais jovens na manhã ensolarada na praça, que reuniu também muitas pessoas que passavam pela região central da cidade e assistiram ao evento. No final, um passeio de Trio da Alegria fez a alegria dos estudantes participantes.

A diretora de proteção básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Elaine Ferraz, destacou a importância da mobilização em torno de temas como este, para conscientizar a população, as escolas e a sociedade como um todo. A Secretária Mirilane Licazali acrescentou que crianças e jovens vítimas de abuso têm o seu desenvolvimento psicossocial comprometido. "Por isso, é importante falar sobre o tema, trazê-lo para os mais diferentes ambientes e quebrar o tabu que possa existir sobre ele", afirmou. (Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases)

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Da Redação

Tags: abuso sexual, exploração sexual, criança, adolescentes





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: