Em 08/05/2018 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Antiga Delegacia agora é do município e vai ser um Centro Cultural

O prédio tombado da antiga Delegacia de Polícia retorna ao município para ser transformado em Centro Cultural

O prédio tombado da antiga Delegacia de Polícia retorna ao município para ser transformado em Centro Cultural

Download
O prédio onde funcionou a Delegacia de Polícia de Cataguases será repassado ao município e será transformado em um Centro Cultural para abrigar a história do Movimento Literário Verde. A informação foi confirmada pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fausto Adriano de Paula Menta, no final da tarde desta segunda-feira, 07 de maio, após fechar os últimos detalhes da transação com o Secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo.

No dia 29 de março de 2017, este site publicou uma matéria informando sobre as negociações do Instituto Ricardo Dias para receber o imóvel onde pretendia transferir suas instalações (veja matéria aqui). O procedimento, porém, era ilegal, já que a lei proíbe cessão de imóvel público tombado para entidade particular. Naquela ocasião a reportagem também entrou em contato com o Secretário de Cultura para falar sobre o assunto sendo informado por ele que havia iniciado tratativas com o Governo do Estado no sentido de receber o prédio e fazer ali um Centro Cultural.

imageAo longo de pouco mais de um ano, Fausto Menta e Angelo Oswaldo concluíram as negociações e resolveram as questões burocráticas referentes à transferência daquele imóvel para a Prefeitura de Cataguases. Agora, no próximo dia 08 de junho, em Cataguases, haverá a solenidade para a assinatura do Termo de Cessão do imóvel e o anúncio oficial de que lá será montado um Centro Cultural cujo tema principal será o Movimento Verde. O projeto de restauração do prédio está pronto. Assinado pela arquiteta Letícia Salgado está orçado em torno de R$ 700 mil, e será apresentado neste segundo semestre ao Fundo Estadual de Cultura. "É um presente que a Letícia dá para Cataguases", salienta Fausto. Além disso, revela o Secretário, outros projetos também estão sendo criados e vão começar a ser implementados agora que o município tem posse do bem, conta.

O novo espaço cultural será voltado para o Movimento Modernista Literário Verde e a poesia de vanguarda, a literatura produzida em Cataguases através também de nomes de destaque como Rosário Fusco, Francisco Peixoto, Lina Tâmega, Celina Ferreira, Ronaldo Werneck, Joaquim Branco e Luiz Ruffato, bom como outras linguagens, além do Centro de Pesquisa e Informação Histórica e de uma biblioteca, informa Fausto, feliz com a conquista que é o resultado de seu trabalho desde os primeiros dias de sua gestão à frente da Secretaria Municipal de Cultura. "Cataguases vai ganhar muito com esse novo espaço. Vamos dar, enfim, o destaque que o Movimento Verde merece e reconhecer os nossos escritores que contribuem para manter Cataguases entre as cidades de destaque na cultura", avalia Fausto. (Fotos: Arquivo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: prédio, delegacia, centro cultural, cadeia





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: