Em 30/04/2018 às 15h26 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeitura planeja ações conjuntas para a preservação do Patrimônio Cultural

O desafio é ampliar o alcance das ações de preservação e de educação patrimonial para que Cataguases consiga melhor classificação no ranking do ICMS Patrimônio Cultural

O desafio é ampliar o alcance das ações de preservação e de educação patrimonial para que Cataguases consiga melhor classificação no ranking do ICMS Patrimônio Cultural

Download
Com o objetivo de planejar e integrar iniciativas voltadas para a valorização do patrimônio tombado, a Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do Demphac (Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Cataguases), realizou na manhã de quinta-feira, no Centro Cultural Eva Nil, um encontro com servidores e técnicos de diversas áreas da prefeitura, tais como Administração, Planejamento, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Assistência Social. O desafio é ampliar o alcance das ações de preservação e de educação patrimonial para que Cataguases consiga melhor classificação no ranking do ICMS Patrimônio Cultural, revertendo, com isso, melhores repasses de recursos nesta área ao município. 

Na oportunidade, a pedagoga Virgínia Ribeiro, responsável pelo projeto de Educação Patrimonial, ressaltou que em seus dez anos de realizações, o projeto já alcançou cerca de 16 mil pessoas, especialmente alunos e profissionais da educação. A iniciativa consiste em visitas guiadas aos diversos pontos turísticos locais, a partir de um "trenzinho", quando os estudantes recebem durante o percurso todo o aprendizado sobre o patrimônio histórico da cidade. Mas ela reconheceu a necessidade de ampliar o alcance e os efeitos do próprio projeto, citando, como exemplo, a possibilidade de capacitar os taxistas e os adolescentes cidadãos, neste último caso com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, para orientar as excursões de turismo acadêmico e os visitantes em geral.

"Sabemos que são muitas as dificuldades. A manutenção das praças, por exemplo, é uma atribuição da Secretaria de Cultura, mas, como não temos pessoal, seria preciso orientar o pessoal de Serviços Urbanos", propôs. Ela ambém afirmou que, a reforma de calçamento, prática rotineira de calceteiros da prefeitura, poderia constar como item que contribuiria para elevar o município no ranking do ICMS Cultural, mas, muitas vezes, perdesse o trâmite formal que comprove a realização desses serviços por falta de melhor integração entre as duas secretarias. Outros exemplos e sugestões foram discutidos para áreas da Educação, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Social, neste último caso por meio dos CRAS, com o objetivo de alcançar adolescentes e jovens das comunidades dos bairros. 

Conforme também lembrou Virgínia Ribeiro, o encontro desta semana foi o segundo de uma série de novas reuniões de trabalho envolvendo diversos setores da prefeitura. Segundo ela, esse processo teve início há um mês, em reunião no Paço Municipal envolvendo o prefeito Willian, o vice, Tita Lima, secretários e membros do DEMPHAC. No encontro, o Secretário Municipal de Cultural e Turismo, Fausto Menta, propôs um plano de ações conjuntas, envolvendo todas as secretarias, com o objetivo de preservar e manter o patrimônio cultural. (Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cataguases)

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases

Tags: Prefeitura, cultura, patrimônio, histórico, ação





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: