Em 13/04/2018 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vacinação contra a gripe começa no próximo dia 23

O público alvo deve ser imunizado a cada ano para evitar as complicações derivadas da gripe que podem levar à morte

A orientação da Organização Mundial de Saúde é vacinar todos os anos

A orientação da Organização Mundial de Saúde é vacinar todos os anos

Download
A partir do próximo dia 23, começa a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Espera-se que nesta data as unidades de saúde de Cataguases tenham recebido as doses do Ministério da Saúde e iniciando também a vacinação. Por que é importante se proteger contra a gripe todos os anos? Especificamente porque o vírus sofre mutações o que torna indispensável repetir a vacina anualmente, conforme orienta a Organização Mundial de Saúde.

A gripe (influenza) é uma infecção viral respiratória aguda e altamente contagiosa, sendo mais grave do que um resfriado comum, podendo levar a complicações médicas sérias. Devem ser vacinados adultos com idade acima de 60 anos, crianças com idades de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres no pós-parto e profissionais da saúde. Apesar do vírus da gripe circular o ano inteiro no Brasil, é nesta época do ano - outono/inverno - que os casos da doença se manifestam em maior quantidade. A vacina previne a doença neste período de maior incidência auxiliando na redução do número de casos.

Diferenças entre gripe e resfriado
A gripe e o resfriado são doenças respiratórias, mas são causados ??por diferentes vírus. Em geral, a gripe é pior do que o resfriado comum, e os sintomas são mais intensos. As pessoas com resfriado são mais propensas a apresentar sintomas como nariz escorrendo ou entupido. Os resfriados geralmente não levam a complicações de saúde, como pneumonia, infecções bacterianas ou hospitalizações. A gripe pode ter complicações associadas muito graves. Os sintomas da gripe podem incluir febre alta ou sensação de febre/calafrios, tosse, dor de garganta, nariz entupido, dores musculares ou corporais, dores de cabeça, fadiga (cansaço), sendo uma doença potencialmente fatal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Com informações do Laboratório Gloxo Smith Kline e Rádio Muriaé

Tags: gripe, vacina, imunizar, idoso





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: