Em 13/11/2017 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases recebe 11º Fórum pela promoção da Igualdade Racial

Evento preparatório para o FOPPIR realizado em Espera Feliz/MG

Evento preparatório para o FOPPIR realizado em Espera Feliz/MG

Download
Entre os dias 16 e 19 de novembro, Cataguases receberá o 11º Fórum Pela Promoção da Igualdade Racial (FOPPIR), que será realizado na Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, Colégio Cataguases. Promovido pelo Fórum Mineiro de Entidades Negras, FOMENE, e por diversas entidades que compõem a comissão organizadora, o evento tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social. 

O credenciamento será feito na quinta-feira, dia 16, das 17 às 19 horas, na portaria do colégio e a abertura oficial acontece na sexta-feira, dia 17, das 8h30min às 9 horas, no auditório da instituição. Voltado para a inserção social das etnias, especialmente, a raça negra, o Fórum propõe a elaboração e a implementação de políticas públicas direcionadas, principalmente, à promoção da igualdade racial. 

Nesta edição, o FOPPIR pretende levantar discussões sobre o tema "Educação e Saberes Populares", tendo como base um recorte racial, e reafirmando os saberes populares como forma de manutenção da cultura e enfrentamento das opressões. O evento terá carga horária de 30 horas, distribuídas entre palestras, debates, grupos de discussões temáticas, oficinas práticas e apresentações culturais locais, além de ser uma ocasião para trocas de experiências. 

O FOPPIR foi criado em 2004, resultado de uma parceria entre o Fórum de Igualdade Racial de Ouro Preto, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbacena, Instituto Universo Cidadão de Viçosa e Movimento Fé e Política da Arquidiocese de Mariana. Atualmente, engloba mais de 20 entidades que atuam na promoção da igualdade racial, além de envolver grupos de discussões em mais de 50 municípios mineiros.

Desde a sua fundação, o Fórum vem se tornando um encontro de referência na luta pela igualdade racial em Minas Gerais. Em cada edição, o evento reúne diversas entidades, grupos e movimentos sociais, tornando-se um espaço para discussões e proposições a respeito de políticas voltadas para a promoção de igualdade racial em diversas áreas, como saúde, educação, cultura, juventude, mulher, comunidades quilombolas, economia solidária e controle social. Maiores informações sobre o evento no site do Fórum Mineiro de Entidades Negras: www.fomene.org.br/2017/. (Foto: Reprodução Facebook)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Jornal Cataguases

Tags: Igualdade Racial, negro, Foppir, etnia





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: