Em 07/09/2017 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

CBA promove curso de atualização em educação ambiental

A capacitação, voltada para professores da Zona da Mata, apresentou novas metodologias para aplicação nas escolas

O tema trabalhado em 2017 foi "Escola Sustentável: o poder do sonho coletivo a favor do Meio Ambiente"

O tema trabalhado em 2017 foi "Escola Sustentável: o poder do sonho coletivo a favor do Meio Ambiente"

Download
Cerca de 40 professores da rede pública de ensino, de nove municípios da Zona da Mata mineira, participaram do curso de atualização em Educação Ambiental promovido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA). O tema trabalhado em 2017 foi "Escola Sustentável: o poder do sonho coletivo a favor do Meio Ambiente" e engajou os professores a pensarem maneiras diferentes de trabalhar as temáticas da educação ambiental no contexto escolar.

O curso aconteceu nos dias 9 e 10 de agosto, na Pousada Paraíso, em Muriaé, e contemplou professores dos municípios de Cataguases, Descoberto, Fervedouro, Itamarati de Minas, Miraí, Miradouro, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre.

image"Esse ano, o projeto trouxe questões levantadas pelos próprios professores nas edições anteriores. Muitos deles afirmam que diante da atual grade curricular é difícil promover projetos de educação ambiental, ainda mais reunir a escola em torno do assunto", afirma Elson Cristiano da Silva, coordenador de Desenvolvimento Humano e Organizacional das unidades de mineração da CBA. A partir deste diagnóstico, a CBA convidou uma equipe especializada em mobilização de comunidades para ministrar o curso. De forma dinâmica e cooperativa, utilizando jogos e atividades coletivas, eles ensinaram metodologias e ferramentas para que os professores possam criar projetos, integrando a comunidade escolar e as famílias, e ainda, estimularam a criação de práticas ambientais sustentáveis entre alunos e professores.

Para a professora Simone Teixeira, que ministra a disciplina de Ciências para alunos do 6º ao 9º ano na Escola Municipal Profª Elza Rogério, de Muriaé, o curso foi bastante inovador e as dinâmicas aplicadas poderão ajudar os professores em suas escolas. "Já estou aplicando os conhecimentos adquiridos no curso. Mobilizei algumas pessoas e vamos fazer um projeto interdisciplinar envolvendo alunos, professores, pais e até membros da comunidade. Fizemos o primeiro encontro e identificamos o sonho comum, agora vamos trabalhar para alcançá-lo", comemora.  

Em novembro, os professores participantes serão convidados a compartilhar os resultados dos projetos. (Fotos: Ideia Comunicação)

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Ideia Comunicação

Tags: educação ambiental, CBA, alumínio, professor





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: