Em 31/08/2016 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cineasta Sílvio Tendler inaugura cineclube no Colégio Cataguases

Em frente à entrada do cineclube que leva seu nome, Silvio Tendler com os alunos do Colégio Cataguases

Em frente à entrada do cineclube que leva seu nome, Silvio Tendler com os alunos do Colégio Cataguases

Download
O Polo Audiovisual Zona da Mata e o Projeto Escola Animada inauguraram na manhã desta quarta-feira, 31 de agosto, no Colégio Cataguases, o Cineclube Sílvio Tendler. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Projeto Escola Animada, do Instituto Fábrica do Futuro, e o IF Sudeste que funciona nas dependências daquela escola. 

imageEstiveram presentes o próprio Sílvio Tendler; o reitor do IF Sudeste, Paulo Rogério Guimarães; o diretor do IF Sudeste em Cataguases, Leandro Borges; o diretor do Colégio Cataguases (Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto), Dowglas Rodrigues Moura; o gestor cultural do Polo Audiovisual, Céar Piva, e o prefeito de Cataguases, José César Samor, além de representantes de outras instituições, secretários de governo e alunos.

Ao chegar ao Colégio Cataguases, Sílvio Tendler foi apresentado ao professor e historiador João Dioni que lhe contou a história daquela escola. Em seguida subiu para o anfiteatro, agora transformado em cineclube que ganhou o seu nome. Lá fez o desenlace da fita inaugurando o espaço que recebeu toda a estrutura de uma sala de exibição de filmes. O cineasta também fez a doação de seis filmes de sua autoria para o acervo do cineclube.

O diretor do IF Sudeste de Cataguases, Leandro Borges, fez a abertura da solenidade e após agradecer a presença de todos, disse que a instituição se prepara para crescer na cidade. Já o reitor do IF Sudeste, Paulo Rogério Guimarães parabenizou Tendler por sua obra e por prestigiar aquele evento. Lembrou o esforço da prefeitura de Cataguases para fazer a unidade do IF Sudeste se concretizar no município e completou que "este esforço se mantém até hoje, mas é uma conquista que ninguém tira mais", assegurou. Dowglas, diretor do Colégio Cataguases, elogiou a parceria com o IF Sudeste e disse que ela tgem contribuído para o desenvolvimento de Cataguases.

imageCésar Piva lembrou que a concretização do projeto dos cineclubes é uma parceria com a Energisa e começou há cerca de "quatro ou cinco anos". Segundo ele a meta é implantar trinta destas salas em diversas cidades da região sendo que já existem doze. "Aqui em Cataguases esta é a terceira, e vamos inaugurar mais uma ainda este ano", informou. O objetivo é divulgar o cinema e abrir espaço para a exibição dos filmes com produção nacional "porque, como sabemos, a tevê não mostra estes filmes", afirmou.

Sílvio Tendler abriu seu discurso com uma frase que remete ao julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff. "Hoje é um dia muito triste para o povo brasileiro", afirmou. Em seguida, emendou: "mas nós, em vez de ficarmos abatidos, estamos inaugurando um cineclube, que forma novas consciências. Estou emocionado", destacou ele que tem posições políticas bem definidas como revela sua vasta obra. "Cineclube é semente", afirmou. "E este vai germinar e dar muitos frutos", completou acrescentando que quer voltar a Cataguases em breve. Logo depois foi exibido o filme de sua autoria, "Milton Santos - por uma outra globalização".


image 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Sílvio Tendler, cineasta, cineclube, polo audiovisual





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: