Em 10/01/2015 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Em pleno Verão, Recreio volta a racionar água

O manancial de onde é retirada a água que abastece Recreio está secando

O manancial de onde é retirada a água que abastece Recreio está secando

Download
A falta de chuva, o consumo excessivo neste período mais quente do ano, aliado ao desperdício de água acarretaram a reativação do sistema de racionamento no abastecimento às residências. Esta é a segunda vez, em menos de três meses que Recreio adota esta medida, conforme informou o assessor de comunicação da Prefeitura daquele município, Leonardo Ribeiro. 

Em outubro, o longo período de estiagem, obrigou o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE - a adotar a medida pela primeira vez e que durou uma semana. Desta vez o racionamento retornou nesta sexta-feira, 9 de janeiro, das 18h às 6h, sem previsão de término.

imageRecreio conta com apenas um manancial, localizado na Serra das Virgens, a aproximadamente 2 km da área urbana, para captação da água, que por meio de tubulações chega até a Estação de Tratamento de Água onde é tratada e, em seguida, encaminhada para as mais de 3.500 residências. 

Neste momento, segundo o diretor do SAAE, João Alcides Campos Ferreira, "é necessário fazer a captação de água de uma fonte alternativa, através de bomba, localizada no Córrego dos Monos, próximo à Estação, pois, só o manancial não está sendo suficiente para abastecer a unidade de tratamento", informou.

Para reverter esta situação a médio e longo prazos, e proteger as nascentes de água no município, a Prefeitura lançou o projeto "Reflorestamento Já! Eu Apoio!", que contou com parceria do SAAE e do Instituto Estadual de Florestas – IEF/Leopoldina. Na ocasião, foram plantadas mais de 80 mudas na área de proteção permanente do manancial. O local reflorestado tem mais de 1.500 m2 e foi cedido pelo proprietário da Fazenda Ribeirão, Gilson Pereira, parceiro do projeto. (Fotos cedidas pela Assessoria de Comunicação da PMR)



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Recreio

Tags: água, racionamento, Recreio, prefeitura, reflorestamento





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: