Em 01/06/2014 às 10h26 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Artista plástico Luiz Lopez vai lançar livro sobre futebol pela Lei Ascânio Lopes

Luiz Lopez, artista plástico e escritor talentoso, mostra o novo livro

Luiz Lopez, artista plástico e escritor talentoso, mostra o novo livro

Download
O professor, escritor e artista plástico cataguasense Luiz Lopez vai publicar oficialmente seu livro "Gol de Poesia", projeto patrocinado pela Lei Municipal Ascânio Lopes, de Incentivo à Cultura, de 2013. O livro reúne ilustrações e poemas do autor abrangendo o universo do futebol brasileiro. O evento de lançamento será no dia 07 de junho, na Biblioteca Municipal, às 19 horas.

A obra reúne poemas escritos e visuais sobre futebol, criados desde a década de 80. Dividido em três partes: 1º tempo, 2º tempo e prorrogação, o livro tem o tom dos textos variados, desde líricos, críticos, engajados a saudosistas e humorísticos. Tem 64 páginas ilustradas em papel couchê, é todo colorido, tem 40 poemas e mais de 40 ilustrações com obras da série Futebol e 21 ilustrações feitas exclusivamente para o livro.

O tema Futebol acompanha o autor desde 1982 quando escreveu a paródia da Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, focalizando o futebol. No final dos anos 1980, começou a pintar a Série Futebol e não parou até hoje. A escolha do tema, segundo ele é simples: poucos escritores e artistas plásticos trabalharam o tema continuamente e durante tanto tempo. 

"Trata-se de uma paixão nacional, pouco explorada pelos criadores da literatura e das artes visuais. É um tema que sempre me proporcionou questionamentos vários: a relação do popular com o erudito; a liberdade de criação, me possibilitando o uso de diversos materiais e suportes nas artes plásticas; o uso do humor, da crítica social e política, do lírico e do satírico; o sagrado e o profano, etc. Portanto, um tema rico que aponta para a identidade nacional e universal", explicou Luiz Lopez.

O livro, de tiragem de mil unidades, será vendido inicialmente na Livraria Sebo Aluados por R$35,00. Duzentos exemplares serão distribuídos para as escolas municipais e para a biblioteca municipal. "Só reuni os poemas e fiz as ilustrações. E só foi possível o livro vir à luz por causa da Lei Ascânio Lopes, que dá oportunidade aos criadores de arte de mostrarem suas obras patrocinando-os", finaliza.

Luiz Lopez nasceu em Cataguases, é bacharel em Letras, lecionou em escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro. Em Cataguases, coordenou oficinas de artes infanto-juvenil e atualmente é professor da rede estadual. Como artista participou de dezenas exposições no Rio, Minas e São Paulo. (Foto: Wagno Aguiar)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Márcia do Vale Machado

Tags: livro, gol, poesia, copa do mundo, Ascânio Lopes





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: