Em 12/05/2014 às 11h22 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Renatta Barbosa lança novo livro na Chácara

Renatta e a capa de seu novo livro

Renatta e a capa de seu novo livro

Download
Após o sucesso de seu primeiro livro, "A Cidade do Casamento", a cataguasense Renatta Barbosa lança seu livro de tirinhas "É tudo menTira" na sexta-feira, 16 de maio, a partir de 19:30, na Biblioteca Municipal Ascânio Lopes (Chácara Dona Catarina). O evento terá uma atração a mais: um sarau com poemas apresentados por artistas cataguasenses, aberto ao público. 

É tudo menTira?
Segundo livro da quadrinista cataguasense Renatta Barbosa, É tudo menTira – que surge graças à Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e ao patrocínio da Bela Ischia – é um livro composto por quadrinhos que trazem "pérolas" do nonsense cotidiano. As tirinhas de Renatta Barbosa abordam com muito humor temas diversos e corriqueiros, desenhando momentos reais, mas inesperados.   Nota-se em cada tira grande dose de ironia e o "toque" muito particular de uma jovem artista de grande sensibilidade. Como em Tolstói, ao trazer para a cena o mundo de sua aldeia, Renatta Barbosa, leva sua aldeia para o mundo.

Diz o cartunista cataguasense Dounê Spínola: "Após folhear as páginas da boneca deste livro, confesso que fiqui impressionado com o que vi. Os desenhos são de ótima qualidade e os textos muito criativos e elaborados, o que me deixa bastante otimista em relação ao sucesso desta obra. Agora, este novo livro de ‘titinhas’ E tudo menTira da Renatta Barbosa está pintando na área e será sem dúvida muito bem recebido pelos leitores e também, com certeza, pelos mais exigentes críticos de plantão".

Sobre o primeiro livro de Renatta Barbosa, A Cidade do Casamento, escreveu a poeta Lina Tâmega Peixoto: "Fiquei fascinada pela delicadeza poética que costura seu texto e ilustrações, configurando dois espaços de significados que permitem uma leitura, tão ampla e diversificada, que as palavras, traços, cores, imagens constroem a necessária formulação mítica do mundo criado. Há um encadeamento rítmico, de caráter encantatório, que aproxima o texto, em certos momentos, ao gênero de cordel. O compasso e cadência vão revelando, com técnica e sedução, o desfecho da história: a força da poesia como elemento conciliador para a sobrevivência da comunidade, a interferência do imaginário na transformação da vida pela palavra poética, unida a outra de tal modo que a franja de uma é o vestido da outra."

No texto de uma das orelhas de É tudo menTira, diz o poeta Ronaldo Werneck: "De sua bolsa de invensões a tiracolo ¬– lá dos altos do Rancho Mico Estrela – tira a Renatta Barbosa toda a sua inspiração. Gentes, histórias, um ponto de vista simples e sagaz (MenTira!). Multiartista – atriz, diretora, desenhista de grande talento, hoje também ligada a atividades audiovisuais, Renatta Barbosa – não por acaso – trabalha com suas tirinhas neste seu primeiro livro como uma fita de cinema. E o que são os quadrinhos senão uma sequência de atoryboards? Nem tudo é MenTira!".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Ronaldo Werneck

Tags: livro, Chácara, lançamento, cultura, Cataguases





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: