Em 21/11/2013 às 11h16 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Professores participam do projeto Encontro com o Escritor

Álvaro e Andréa durante o Encontro com o Escritor

Álvaro e Andréa durante o Encontro com o Escritor

Download
O Museu de Belas Artes de Cataguases, em parceria com o Instituto Francisca de Souza Peixoto, realiza mais uma edição do "Escrevendo com o Escritor", projeto desenvolvido na Biblioteca Digital Josué Inácio Peixoto, com o objetivo de incentivar as artes junto à leitura e à escrita dos alunos das escolas públicas de Cataguases. Nesta edição, o escritor participante é Álvaro Ottoni, que considera o projeto como "o mais importante do mundo em termos de incentivo à leitura", conforme revelou ao Site do Marcelo Lopes.

Na noite dessa quarta-feira, 20, a partir das 19 horas, Álvaro, que participa do projeto pela segunda vez, ministrou palestra no Teatro dos Vicentinos, onde abordou o tema "afeto e olhar na Educação e a arte de contar histórias". Para o escritor, "a educação brasileira precisa ser pensada e revolucionada e o ‘Escrevendo com o Escritor’ é um grande caminho nesse sentido", disse, ressaltando o "envolvimento das crianças na produção de artes várias dentro do âmbito do projeto".

Nesta quinta-feira, o escritor participante recebe os alunos das escolas participantes do projeto e a programação prevê contação de histórias, conversa sobre a importância da leitura e momento de autógrafos.  A coordenadora Andréa Toledo destacou que, neste segundo semestre, o "Escrevendo com o Escritor" ganhou o prêmio A Rede de Inclusão Digital, na modalidade Setor Privado – Capacitação e Formação e por outras vezes já foi considerado um dos mais importantes projetos do país.
 
image"Sempre me emociono quando falo do trabalho do Instituto, porque eu gosto muito e faço com carinho. Ter o trabalho reconhecido nacionalmente é bom demais e nos dá motivação para fazer mais e melhor", disse Andréa, lembrando que "o sucesso do projeto é graças ao empenho de todos os envolvidos". Além de Álvaro Ottoni, já participaram do "Escrevendo com o Escritor" Mary e Eliardo França, Fábio Sombra, Ronaldo Simões, Angela Lago, Marcelo Xavier, José Santos, entre outros.

Álvaro é carioca, autor de livros para crianças e jovens há 31 anos e sua obra literária conta com 29 livros publicados. Além de escritor, Álvaro é contador de histórias e apresenta em teatros o espetáculo infantil "Trelelê-Tralalá" e, para jovens e adultos, a peça "Se não é aguda é crônica". A vocação literária do escritor o acompanha desde a sua infância, quando gostava de inventar e ouvir as histórias contadas pelo pai que também era escritor. Para receber Álvaro, os alunos participantes do projeto confeccionaram cartazes, pinturas, colagens e organizaram peças teatrais, depois de terem estabelecido amplo diálogo com o escritor na invenção de histórias. O "Escrevendo com o Escritor" é patrocinado pela Companhia Industrial Cataguases, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. (Fotos: Paulo Victor Rocha)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Instituto, Escrevendo com o escritor, Andrea Toledo





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: